Bom o highlight da minha viagem com certeza foi a visita à fábrica da Boeing que fica em Everett, pertinho de Seattle. Se você não está hospedado em Seattle tem um hotel literalmente dentro da fábrica – Hilton Garden Inn – super conveniente.
A minha visita foi organizada pela própria fabricante mas qualquer um pode fazer este tour. O preço é de U$20 para quem comprar na hora ou U$18 se você fizer a reserva online. Toda a visita dura em torno de 1:30/2:00hs.
O museu é aberto das 8:30 a.m. até 5:30 p.m mas o Boeing tour acontece somente das 9:00 a.m. até 3:00 p.m.
Nesta foto abaixo é a entrada do Museum of Flight que faz parte da programação de quem visita a fábrica também e é onde você embarca para os hangares.
Depois de pegar ou comprar seus ingressos (cada um tem um horário marcado) você entra por este portal onde recebe ume etiquete – azul ou vermelha. Cada uma delas representa um grupo e um ônibus específico que você irá pegar para ir até a fábrica.
MUITO IMPORTANTE: É terminantemente proibido entrar com máquinas fotográficas, celulares ou câmeras de vídeo (uma pena né?). Em caráter de exceção a Boeing liberou para que eu publicasse essas fotos. Tem vários lockers na entrada do museu que você pode deixar seus pertences.
A primeira parte do tour é neste auditório onde assisti um filme que inclui um pouco da história da Boeing e aviação. Uma curiosidade, vocês sabem porque todos os aviões começam com o número 7? Pois cada modelo da fabricante tem um número para especificar a sua finalidade – neste caso o número 7 representa todos os aviões comerciais.
Depois cada grupo embarcou em um ônibus e fomos até a fábrica conhecer a produção dos aviões.
A fábrica é ENORME e conta com 42.000 funcionários! Uma outra curiosidade – a Boeing paga os estudos da Universidade de todos os empregados pois acredita que o valor investido é irrisório perto do retorno que um funcionário qualificado irá trazer para a cia.
Bom, assim que você chega no hangar você desembarca de um ônibus e desce 2 lances de escadas. Depois você anda por um túnel subterrâneo enorme até chegar em um elevador de carga onde todo mundo entra e sobe para o 4 andar.
Lá tem um mezanino com alguns fatos sobre os aviões e miniaturas – Tudo é explicado por um guia que acompanha o grupo o tempo todo.
Para vocês terem uma idéia do tamanho da fábrica, ela consegue abrigar uma “Disney” inteira com estacionamento dentro dos hangares.
Uma curiosidade da história dos aviões da Boeing é que o primeiro avião foi batizado de B700 só que na época ninguém gostou do nome e ele não soava nada comercial. Por isto resolveram trocar e colocar outro 7 no nome, ficando B707 e daí por diante continuaram a mudar apenas o número do meio.
Nesta foto vocês conseguem ver a produção de um B777-300ER da Turkish Airlines.
De um outro lado está a linha de montagem do B787 (neste da foto da Air India). Vocês sabiam que depois de todas as partes prontas – cada uma é fabricada em uma parte do mundo – eles montam o avião em apenas 3 dias?!
É muito bacana a quantidade de informação que você recebe e o tanto de curiosidade que você aprende durante o tour – vale a pena!
Infelizmente não pude tirar fotos da montagem do B747-8 mas confesso que foi minha parte favorita da fábrica. Aquele avião pra mim, será sempre o mais bonito da história. Aliás, sabia que a espessura da fuselagem dele é a mesma que de uma moeda? O preço de tabela hoje está em torno de U$368 milhões.
Ainda neste dia pude acompanhar o teste dos motores do novo B787 da American Airlines – inclusive postei um video no Facebook, vejam:
Vim assistir agora o teste de potência máxima dos motores do novo B787 da American Airlines. É tudo feito em solo e o…
Posted by Passageiro de Primeira on Wednesday, July 1, 2015
Acabando o tour fui conhecer o museu (aquele que postei na primeira foto). Além de várias peças de aviões ele também conta com algumas aeronaves e inclusive um simulador – pago à parte.
Você pode até entrar na cabine de um B727 – como evoluímos não acham?
Nesta foto está a fuselagem de um B787 que é feita de fibra de carbono.
Aqui o interior do BBJ – Boeing Business Jet – a linha corporativa e executiva da fabricante.
No andar de cima do museu tem um terraço onde você consegue ver melhor o pátio das aeronaves e a fábrica – Aqui 2 dreamlifter’s – o maior avião de carga da Boeing.
No museu também tem uma lojinha e um café com alguns snacks.
Já fiquei pensando quais as peças que quero copiar e colocar no meu quarto de decoração, rs.
Se você é um avgeek ou até mesmo tem curiosidade de saber mais sobre a aviação esta visita à fábrica e ao museu é imperdível! Recomendo à todos, é um ótimo programa para a família toda.
Sorteio
E como eu sou super querido (rs!) e faço praticamente tudo aqui no site pensando em vocês, vou sortear um kit exclusivo da Boeing para 1 (UM) leitor aqui do Passageiro de Primeira.
O sortudo vai levar:
- Camiseta
- Boné
- Mochila
- Caneta
- Uma miniatura do B787
Para concorrer é simples, basta comentar aqui neste post (vale somente 1 comment por pessoa e comentários via Facebook não serão contabilizados) o porquê você quer ganhar os itens colocando seu nome completo e email. Qualquer entrada duplicada não será contabilizada. Pessoal não precisa quebrar a cabeça e ser criativo no comentário não, só basta comentar pra depois o sistema de sorteio identificar uma entrada, rs.
Vou fazer o sorteio aleatoriamente amanhã (30/07) as 9:00 da manhã. Boa sorte! 😉