fbpx

Conhecida companhia norte-americana dos anos 80 está de volta

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Eastern Air Lines, também conhecida somente como Eastern, foi uma grande companhia aérea americana que começou a operar em 1926. Contudo, no final dos anos 70 e início dos anos 80, durante a desregulamentação do mercado de aviação nos Estados Unidos, disputas trabalhistas e altas dívidas sobrecarregaram a empresa sob a liderança do ex-astronauta Frank Borman.

Electra na vistosa pintura da Eastern Airlines, primeira companhia aérea a introduzi-lo em serviço.
Foto: Lockheed Martin, via Mário Vinagre.

Em 1985, o empresário Frank Lorenzo adquiriu a Eastern e transferiu muitos de seus ativos para suas outras companhias aéreas, incluindo a Continental Airlines (que foi fundida com a United) e a Texas Air. Após contínuas disputas trabalhistas e uma greve em 1989, a Eastern ficou sem dinheiro e foi liquidada em 1991, encerrando assim suas operações.


O retorno da Fênix

Em 2011, um grupo comprou a propriedade intelectual, incluindo trademarks da Eastern Air Lines e formou o Eastern Air Lines Group. O grupo anunciou no início de 2014 que havia apresentado uma solicitação junto ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos para obter uma permissão de operar em uma facilidade pública, além de uma permissão da FAA para voar. A nova companhia aérea iniciou o serviço através de voos charter e wet-lease saindo do aeroporto de Miami no final de 2014 com Boeing 737-800. 

Agora, a empresa anunciou que voltará a operar voos comercias de passageiros à partir deste domingo (12) entre os aeroportos de JFK, em Nova York, e GYE, em Guaiaquil no Equador. A empresa também começará a voar para Georgetown, na Guiana e possui planos de voar para Jinan, na China.

Essa semana a Eastern anunciou o seu novo design, uma abordagem que representa o mapa topográfico dos destinos da empresa, como se fosse a “visão do pássaro”, segundo a empresa. 

O visual inovador — que a princípio não lembra o de uma companhia aérea tradicional — também será refletido nos uniformes e no livery do avião.

Segundo o site Planespotters a companhia possui atualmente oito aviões, todos Boeing 767 de vários modelos e todos entre 28 e 35 anos de uso.


Alguém aqui chegou a voar com a Easter Air Lines? Estão ansiosos com a volta da companhia?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.