O World Travel & Tourism Council (WTTC) – Conselho Mundial de Viagem e Turismo – disse recentemente que o governo britânico deveria arcar com os custos de testes PCR para cidadãos totalmente vacinados. Segundo eles, os altos custos cobrados pelo teste estão impedindo as pessoas de viajar.
Atualmente, o custo dos testes de PCR varia entre os fornecedores, com a média custando em torno de 75 libras (cerca de R$545). Já nos testes PCR com resultados em até 90 minutos é possível achar locais para fazê-los com custo de até 400 libras (R$2.904 na cotação atual). No fim de semana, o secretário de saúde do Reino Unido, Sajid Javid, solicitou que a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) investigasse preços ‘excessivos’ e ‘práticas exploratórias’ entre as empresas que oferecem o teste de PCR.
Isso faz com que os testes de PCR do Reino Unido estejam entre os mais caros da Europa. Por conta disso, o WTTC, que representa o setor de turismo privado global, diz que é hora do governo se responsabilizar pelo pagamento total dos testes de PCR das pessoas.
“Isso removeria o enorme fardo financeiro, que está reduzindo a demanda por viagens, efetivamente interrompendo o retorno do turismo internacional”, disse o WTTC em nota. A CEO do conselho, Virginia Messina, ainda disse que o preço alto pode ser fator determinante para a volta das viagens internacionais, visto que há famílias que precisam decidir entre pagar pelo teste ou pela viagem.
“Está claro que muitos adultos britânicos simplesmente não têm dinheiro para viajar para o exterior se tiverem que pagar o custo excessivo dos testes de PCR. Testes de antígenos mais acessíveis, com testes de PCR para aqueles que apresentam resultados positivos, ajudarão a manter os viajantes seguros e fazer uma viagem ao exterior dentro do orçamento da maioria das pessoas”, disse a CEO.
Comentário
É interessante ver que organizações estão trabalhando para que testes da COVID-19 sejam mais acessíveis à população. Para famílias menos afortunadas, o alto valor imposto nos testes pode impedir que elas façam uma viagem – principalmente para o exterior – contribuindo, também, para uma demora na recuperação da economia.
Por falar em preços altos nos testes de COVID-19, você sabia que o Brasil é um dos países que oferecem os testes antígeno e PCR mais baratos do mundo?