A Emirates divulgou uma carta aberta do seu presidente, Sir Tim Clark, se pronunciando sobre os impactos causados pela tempestade em Dubai nas operações da companhia. E já adiantou que a situação de passageiros remarcados ou bagagens deixadas para trás levará alguns dias para se normalizar. Confira!
Sir Tim Clark, presidente da Emirates, reconheceu a frustração dos passageiros da companhia diante dos impactos da tempestade.
“Levaremos mais alguns dias para normalizar a situação de passageiros remarcados e bagagens e pedimos paciência e compreensão aos nossos clientes. Sabemos que a nossa resposta está longe de ser perfeita. Reconhecemos e entendemos a frustração dos nossos clientes devido ao congestionamento, à falta de informação e à confusão nos terminais. Reconhecemos que as longas filas e os tempos de espera foram inaceitáveis“, disse Sir Tim Clark.
Tempestade em Dubai e os impactos para a Emirates
Na última terça-feira, 16 de abril, os Emirados Árabes Unidos registaram a maior precipitação em 75 anos. Os ventos fortes e a chuva interromperam as atividades nas cidades. O hub da Emirates em Dubai permaneceu aberto, com voos reduzidos por questões de segurança. No entanto, as estradas inundadas impediram a chegada ao aeroporto de passageiros, pilotos, tripulantes de cabine e funcionários do aeroporto, além da movimentação de suprimentos essenciais, como refeições e outros serviços a bordo.
Diante disso, a companhia desviou dezenas de voos e, nos três dias seguintes, cancelaram quase 400 voos e atrasaram vários outros. Isso ocorreu, pois as operações do hub continuaram com pessoal e abastecimento reduzidos. Na carta aberta do presidente da Emirates, escrita para os passageiros da companhia, ele pede desculpas a todos que tiveram seus planos de viagem interrompidos durante esse período.
Assim sendo, a companhia enviou mais de 100 funcionários voluntários para cuidar de passageiros com problemas nos voos no aeroporto de Dubai e em trânsito, priorizando casos médicos, idosos e outros viajantes vulneráveis. Até este momento, mais de 12 mil quartos de hotel foram reservados para acomodar esses passageiros em Dubai, 250 mil vales-refeição foram emitidos e foi fornecido um número ainda superior de água potável, cobertores e outras conveniências.
Por fim, desde a manhã de sábado, 20 de abril, foi retomada a programação normal dos nossos voos. Os passageiros na área de trânsito do aeroporto tiveram seus voos remarcados e estão a caminho dos seus destinos. A companhia reuniu uma força-tarefa para classificar, reconciliar e entregar aos proprietários cerca de 30 mil bagagens que foram deixadas para trás. No entanto, levará alguns dias para normalizar a situação de passageiros remarcados e bagagens deixadas.
Operações para o Brasil
Felizmente, assim como as demais operações da Emirates, os voos para o Brasil estão ocorrendo normalmente. Veja abaixo:
Dubai (DXB) x São Paulo (GRU) – Hoje – Em voo
Dubai (DXB) x Rio de Janeiro (GIG) – Amanhã – Confirmado
Vale lembrar que embora os voos estejam ocorrendo normalmente, os passageiros que tiveram seus voos remarcados ou tiveram suas bagagens deixadas para trás ainda estão sendo impactados, uma vez que nem todos foram realocados ou recuperaram seus pertences.
Comentário
Diante disso, vemos que a Emirates está trabalhando para normalizar a situação causada por um imprevisto climático. Lamentamos pelos passageiros que ainda aguardam a realocação ou que ainda não recuperaram suas bagagens. No entanto, caso você tenha voos programados com a companhia saiba que as operações estão ocorrendo normalmente.
Você foi impactado com a tempestade em Dubai ou conhece alguém que foi? Nos conte nos comentários. Para ler a carta aberta completa, acesse o site da Emirates.