Em tempos de pandemia, com as pessoas viajando menos e, consequentemente, efetuando mais compras online, os Correios disponibilizaram uma nova funcionalidade em seu aplicativo: o pagamento de impostos e serviços de importação pelo celular. Os clientes agora podem efetuar o pagamento dos impostos e serviços pelo aplicativo, para suas compras no exterior.
Todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas ou não, estão sujeitas à cobrança do Despacho Postal, que é o serviço prestado pelos Correios para liberação da encomenda para o importador. Esse serviço inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos (quando houver), além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos.
Como efetuar o pagamento via aplicativo?
- Abra o app dos Correios e vá até a aba “Rastreamento”;
- Feito isso será possível ver as compras que estão em trânsito;
- Ao acessar uma das compras, o cliente vai ver a opção de pagamento por cartão ou boleto bancário;
- Pronto! Basta escolher uma opção e realizar o pagamento.
O Despacho Postal custa R$15 (quinze reais) valor em média quatro vezes menor do que o praticado por outras empresas para realizar os mesmos serviços. O pagamento pode ser efetuado em até 30 dias, a contar da data de liberação de entrada pela aduana brasileira. Após a confirmação do pagamento, a encomenda segue para o endereço de destino. Caso o pagamento não seja realizado, a encomenda poderá ser devolvida à origem ou apreendida pela Receita Federal.
Nesse primeiro momento, o aplicativo oferecerá as opções de pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário. Até novembro, os Correios ampliarão as funcionalidades do aplicativo, incluindo a revisão de impostos, por exemplo. Esta funcionalidade já está disponível no Android e, em breve, no iOS.
O que achou da novidade?