fbpx

Corrida para se adaptar: aeroportos noruegueses começam a oferecer experiência de viagem sem contato

Notícias

Por Gabriel Marinho

A Avinor, empresa que opera os 44 aeroportos estatais da Noruega, está lançando uma iniciativa que oferece uma experiência sem contato de ponta a ponta para enfrentar o impacto da COVID-19 e ajudar a restaurar a confiança dos viajantes antes da temporada de verão da Noruega.


Experiência sem contato

Os passageiros que viajam dos aeroportos da Noruega podem, em breve, começar a fazer o check-in, deixar suas malas, passar pela segurança e embarcar na aeronave sem contato interpessoal ou sem a necessidade de tocar em máquinas físicas, graças aos novos processos e tecnologias de distanciamento social da Amadeus e ICM, uma empresa Amadeus.

Vai funcionar assim: após a implantação da nova abordagem, o passageiro fará o check-in remotamente de um voo e receberá um código de barras do cartão de embarque enviado ao celular, que também funciona como um cupom para imprimir a etiqueta de bagagem do passageiro. Ao chegar ao terminal, o passageiro apresenta o código de barras em um quiosque de autoatendimento e a etiqueta de bagagem do passageiro é impressa automaticamente.

Em seguida, o passageiro simplesmente prende a etiqueta à bagagem e a despacha, sem que seja necessário a ajuda de atendentes. A equipe interna da Avinor reprojetou suas unidades de autoatendimento com uma nova configuração inteligente dos scanners de código de barras existentes, a fim de tornar o processo sem contato.

Assim como diversos outros aeroportos pelo mundo, os aeroportos da Avinor já oferecem a opção de embarque sem contato, com passageiros podendo apresentar seu cartão de embarque armazenado no telefone para autenticar e embarcar a aeronave.


Corrida para o desenvolvimento

A nova experiência sem toque já está disponível inicialmente nos quatro aeroportos centrais da Noruega: Oslo, Bergen, Stavanger e Trondheim, que juntos representam mais de 66% de todas as partidas do país. No total, dezessete aeroportos serão atualizados para oferecer a experiência sem toque em todo o país. O serviço estará disponível inicialmente para passageiros que voam nas transportadoras nacionais; SAS, Norwegian Air e Widerøe.

O rápido desenvolvimento da nova experiência de check-in e bagagem sem contato foi possível devido à abordagem tecnológica flexível da Avinor. A operadora do aeroporto foi um dos primeiros a adotar a plataforma de manuseio de passageiros da Amadeus, o que significa que o desenvolvimento técnico e a troca de dados com os parceiros das companhias aéreas foram rápidos e simples de entregar.

Graças ao ambiente nativo da nuvem, a Amadeus conseguiu desenvolver o novo aplicativo de check-in sem contato, colaborando virtualmente com equipes globais baseadas na Austrália, França e Espanha, e sem precisar visitar nenhum dos 44 aeroportos da Avinor.

Yannick Beunardeau, vice-presidente de TI de aeroportos da EMEA, Amadeus, acrescentou: “A pandemia afetou todos os participantes das viagens, mas os aeroportos em particular têm a oportunidade de olhar além dos modelos operacionais convencionais e redefinir a experiência do passageiro. Comum a todos é a necessidade de criar um ambiente de aeroporto ágil e adaptável, que pode significar mudar o check-in para fora do aeroporto, adicionar automação ou acelerar a mudança para check-in sem toque, entrega de bagagem e embarque. Em cada caso, uma tecnologia flexível baseada em nuvem é uma necessidade.


Comentário

Os aeroporto de todo o mundo estão correndo para se readequar às novas medidas de segurança e higiene, e a tecnologia é a maneira mais fácil de fazer essa transição. Os smartphones individuais são uma alternativa aos totens touchscreen de autoatendimento que são usados por uma infinidade de pessoas.

E você, como vê essas mudanças acontecendo nos aeroportos nos próximos meses?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.