A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai iniciar, a partir de domingo (7), a operação assistida para reduzir o intervalo do Expresso Aeroporto, serviço que liga a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Com isso, os trens do Expresso circularão a cada 30 minutos aos domingos, das 5h à meia-noite.
Novo horário do Expresso Aeroporto
Segundo a companhia, a fase de testes é essencial para avaliar a viabilidade operacional da mudança. Caso os resultados sejam positivos, a redução do intervalo também poderá ser aplicada em feriados.
Há ainda a possibilidade de estender a medida para sábados e dias úteis, mas apenas durante os horários de menor demanda. Isso porque a operação do Expresso Aeroporto impacta diretamente as Linhas 11-Coral e 12-Safira, tornando inviável a ampliação do serviço nos períodos de pico, quando há maior fluxo de passageiros.
A iniciativa faz parte de um pacote de ações voltadas para aumentar a fluidez do sistema e reduzir o tempo de espera dos usuários. Recentemente, a Linha 13-Jade, que atende a região de Guarulhos, também teve melhorias: o intervalo médio entre os trens nos horários de pico foi reduzido para 10 minutos, ampliando a oferta e beneficiando milhares de passageiros diariamente.
Antes da mudança, o Expresso Aeroporto da CPTM operava aos domingos com intervalos de até 1 hora entre os trens.
Comentário
Com a mudança, a CPTM busca tornar o Expresso Aeroporto uma alternativa mais eficiente e competitiva para o deslocamento até o maior aeroporto do país, especialmente aos domingos — tradicionalmente um dia de menor oferta no transporte público.
Você será beneficiado? Veja também como ir de trem para o Aeroporto de Guarulhos.