Você já se perguntou como funciona o critério de desempate para a cortesia de upgrade de cabine na LATAM? Nessa matéria, iremos esclarecer qual é a prioridade, tendo em vista que usuários da categoria Elite e portadores do cartão co-branded possuem este benefício. Confira!
Como funciona o benefício de upgrade de cabine
Usuários da categoria Elite no LATAM Pass e portadores do cartão co-branded recebem o benefício de upgrade de cabine em voos comercializados e operados pela LATAM, desde que a passagem seja emitida nas tarifas Standard ou Full*. No entanto, cada usuário receberá um número de “trechos de cortesia” de acordo com o seu nível no programa ou com a categoria do cartão. Confira abaixo:
- Gold – 4 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
- Gold Plus – 6 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
- Platinum – 8 trechos dentro da América do Sul e 2 para fora;
- Black – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 8 para fora;
- Black Signature – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 14 para fora;
- Cartão LATAM Pass Itaú Platinum – 3 trechos de cortesia para dentro da América do Sul e 1 para fora;
- Cartão LATAM Pass Itaú Black/Infinite – 6 trechos de cortesia dentro da América do Sul e 2 para fora.
Os acompanhantes compartilham da mesma quantidade de trechos que o titular, com exceção dos voos dentro da América do Sul, pois os membros Black e Black Signature têm direito a 4 e 6 trechos, respectivamente, para levar terceiros.
* Passagens domésticas compradas até 30 de setembro de 2024 na tarifa Light terão, promocionalmente, o benefício para solicitação de upgrade de cabine.
Critério de desempate
Assim sendo, vamos considerar que dois usuários elegíveis ao benefício solicitem um upgrade de cabine para o mesmo voo, qual será o critério de desempate? Confira abaixo a regra informada pela própria LATAM em nota exclusiva ao PP:
“A LATAM esclarece que o primeiro critério de desempate para o upgrade de cabine é a categoria do cliente dentro do LATAM Pass. Em caso de necessidade de desempate será considerado se o cliente tem o cartão co-branded ou não. Se tiver, ele terá prioridade, desde que tenha o cartão Platinum, Black ou Infinite. A categoria do cartão – Platinum, Black ou Infinite – não interfere no desempate. Caso haja dois membros elite da mesma categoria e ambos tenham o cartão de crédito, o último critério de desempate é o momento da postulação.”
Logo, confira abaixo o raciocínio em forma de lista:
1° critério: aquele que tiver a maior a categoria no LATAM Pass terá prioridade;
2° critério: caso a categoria seja a mesma, aquele que tiver o cartão co-branded Platinum, Black ou Infinite terá prioridade, sendo que a variante do cartão não interfere no desempete; e
3° critério: caso ambos tenham a mesma categoria e o cartão co-branded Platinum, Black ou Infinite, o que solicitou o upgrade primeiro terá prioridade.
Comentário
Dessa forma, caso seja um usuário Black Signature e possua um cartão co-branded Platinum, Black ou Infinite, você terá prioridade na fila do upgrade, desde que ninguém solicite o benefício antes que você. Portanto, fique atento! As solicitações se iniciam 48 horas antes da decolagem e podem ser confirmadas até poucos minutos antes de decolagem.
Você já sabia que a categoria do cartão não interfere no desempate? Para saber mais sobre o benefício de upgrade, acesse o site da LATAM.
☞ veja também: Como solicitar upgrade de cabine com trechos de cortesia na LATAM