fbpx

Cuidado: E-mail falso para troca de pontos e milhas

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Meus pais não fazem nada com as milhas sem me consultar. Na verdade, eu gerencio as contas, faço as transferências do cartão e resgato as passagens quando eles precisam. Além de gostar, eu estou mais ligado no mundo dos pontos e fico feliz quando consigo gerar boas emissões para eles. A sensação de fazer um bom negócio com milhas é ótima: acho que vocês me entendem! 😉

Mesmo assim, meu pai sempre me encaminha as newsletter que recebe e às vezes me pergunta: “Filho, não vale a pena fazer isso?“.  Apesar da resposta ser sempre a mesma (“Pai, não precisa se preocupar“), ele segue encaminhando!

Hoje não foi diferente. Às 5 da manhã meu pai me enviou o e-mail abaixo dizendo que estava preocupado com o vencimento dos pontos: “Filho, leia isso, os pontos vão expirar! Precisamos fazer algo!“.

Vejam o e-mail que ele recebeu:


E-mail falso

Meu pai tem mais de 70 anos e, apesar de usar diariamente e-mail e computador para o trabalho, esse é o tipo de e-mail golpe em que ele possivelmente clicaria…

Reparem que, no remetente, apesar de estar escrito “Equipe Smiles”, o endereço é diferente daquele que o programa costuma usar para enviar suas newsletters:

Além disso, ao passar o mouse em cima do botão de resgatar, ele mostra um endereço que não é o do site da Smiles:

Por fim, a Smiles usa a nomenclatura MILHAS e tenho certeza de que não existe por lá um colaborador com cargo de “Gerente de Tecnologia de Pontos” como o e-mail veio assinado:

Dessa vez, o Sr. Efêrico Maláquias Neto não conseguiu aplicar mais um golpe, mas foi por pouco…


Cuidado com golpes virtuais em época de coronavírus

Com a crise causada pelo coronavírus, muitos voos foram cancelados e muita gente está deixando de viajar. O volume de reclamações congestionou as linhas de atendimento das empresas aéreas e, aproveitando desse momento de instabilidade, algumas pessoas estão tentando aplicar golpes.

A leitora Carolina nos informou de outra situação que infelizmente se tornou frequente… Ela estava com dificuldades de remarcar ou solicitar o reembolso de uma viagem futura pelo site da LATAM. Decidiu então deixar um comentário público no perfil oficial do Instagram da LATAM relatando suas dificuldades em contatar a empresa.

Passado um dia, um perfil do Instagram se passando pelo canal de suporte da LATAM entrou em contato com ela para tentar conseguir dados pessoais e informações sensíveis da passageira.

Nossa leitora disse que rapidamente percebeu que se tratava de um golpe, e que o código que enviaram para o seu celular era um código do WhatsApp, ou seja, planejavam pegar informações guardadas no aplicativo de mensagens.


Canais oficiais

Para evitar problemas, confie apenas nos canais oficiais das empresas aéreas nas redes sociais que possuem um selo de verificação.

No Instagram, o perfil oficial das principais companhias aéreas brasileiras são:

LATAM e LATAM Pass

Gol e Smiles

Azul 

E-mails

Para os e-mails, tenha a certeza que esta sendo direcionado para o site do proprio programa de fidelidade e cia aérea.


Fiquem ligados!

É triste ver pessoas tentando tirar proveito nesse momento tão complicado, porém infelizmente esse tipo de situação não é incomum!

Fica o alerta!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.