fbpx

Cuidados com golpes virtuais em época de coronavírus

Notícias

Por Gabriel Marinho

Temos recebidos relatos de várias pessoas que estão tendo problemas em contatar as companhias aéreas. Com a crise causada pelo coronavírus muitos voos estão sendo cancelados, muita gente está deixando em viajar, e muita gente está tentando voltar para casa. O volume de reclamações tem congestionado as linhas de atendimento das empresas aéreas e, aproveitando desse momento de instabilidade, algumas pessoas estão aproveitando para tentar aplicar um golpe.

A leitora Carolina nos informou de uma situação que aconteceu com ela:

Ela estava com dificuldades de remarcar ou solicitar o reembolso de uma viagem futura através do site da LATAM. Decidiu então deixar um comentário público no perfil oficial do Instagram da LATAM relatando suas dificuldades em contatar a empresa.

Passado um dia, um perfil do Instagram se passando pelo canal de suportes da LATAM entrou em contato com ela para tentar conseguir dados pessoais e informações sensíveis da passageira.

Nossa leitora disse que rapidamente percebeu que se tratava de um golpe, e que o código que enviaram para o seu celular era um código do WhatsApp, ou seja, planejavam pegar informações guardadas no aplicativo de mensagens.


Canais oficiais

Para evitar problemas, confie apenas nos canais oficiais das empresas aéreas nas redes sociais que possui um selo de verificação.

No Instagram, o perfil oficial das principais companhias aéreas brasileiras são:

LATAM e LATAM Pass

Gol e Smiles

Azul 


É triste ver pessoas tentando tirar proveito nesse momento tão complicado, porém infelizmente esse tipo de situação não é incomum.

Alguém já passou por uma situação parecida?

Agradecimento à leitora Carolina pelo relato

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.