Segundo informações divulgas pela Prefeitura de Curitiba, a cidade está interessada em sediar um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) dos Estados Unidos. Atualmente, é possível encontrar CASV’s em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
O que é um CASV
Segundo informações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.
A CSC é uma empresa responsável pelos CASVs e é quem coordena o call center que oferece os serviços como:
- Agendamento de entrevistas;
- Oferecer informações a respeito da solicitação do visto;
- Auxiliar o solicitante com as opções de entrega do passaporte.
As cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre contam com CASVs ou com Centros de Entrega de Documentos (CEDs).
Sobre possível centro em Curitiba
Durante uma reunião com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, e com o vice-cônsul em São Paulo, Gregory David, o prefeito Rafael Greca pleiteou a instalação em Curitiba de uma sede do consulado com um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Para Greca, as relações de turismo e comércio entre a capital paranaense e o país da América do Norte justificariam a existência. “Hoje os curitibanos precisam se deslocar até São Paulo para fazer a solicitação”, disse.
A instalação do centro já havia sito pleiteada ao embaixador em governos anteriores, tendo sido agora reforçada pelo prefeito Rafael Greca.
Comentário
Será uma ótima oportunidade para os moradores de Curitiba e do Paraná darem início ao processo presencial de solicitação do visto. Hoje é necessário se deslocar a uma das cidades que possuem um centro e um consulado norte-americano, sendo que o processo para coleta de dados (fotos e digitais) e as entrevistas – salvo algumas exceções – são totalmente presenciais.
Algum paranaense animado com essa possibilidade?
Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Curitiba.