A Azul divulgou um levantamento curioso sobre itens esquecidos em suas aeronaves e dependências entre janeiro e julho deste ano. Ao todo, foram registrados 3.652 objetos abandonados por passageiros, número semelhante ao do mesmo período de 2024. Além dos itens mais comuns, como documentos, fones de ouvido e óculos, a lista inclui objetos inusitados como uma dentadura, uma tampa de panela e muito mais. Confira a lista!

“Os meses em que os nossos clientes mais esqueceram itens este ano e no ano passado coincidiram com a época de férias, pois tivemos quantitativos maiores em janeiro, fevereiro e julho. A movimentação intensa nos aeroportos deve contribuir para isso. Os nossos Tripulantes são orientados a encaminhar os itens encontrados para o Setor de Bagagem dos aeroportos e guardamos tudo por um determinado período, como parte do nosso compromisso de cuidado e atenção com os nossos Clientes”, disse Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul.
Itens esquecidos
Entre os itens mais frequentemente deixados para trás, estão:
- Documentos
- Fones de ouvido
- Óculos
- Necessaires
- Bolsas
Já na lista dos esquecidos inusitados, aparecem:
- Tampa de panela
- Dentadura
- Muletas
- Acessório íntimo
- Rolo de papel higiênico com dedicatória
De acordo com a companhia, mais de 95% dos objetos não são resgatados pelos passageiros.
Onde os clientes mais esquecem objetos
Segundo a Azul, os cinco aeroportos que lideram o ranking de achados e perdidos são:
- Viracopos (Campinas)
- Confins (Belo Horizonte)
- Recife
- Brasília
- Curitiba
Esqueci um item no avião, e agora?
De acordo com a Azul, a responsabilidade pelos pertences pessoais é do próprio passageiro, conforme determinam as normas da ANAC e o contrato aéreo. No entanto, a companhia mantém um procedimento de achados e perdidos para auxiliar os clientes.
Os objetos esquecidos inicialmente permanecem no aeroporto onde foram encontrados por até 30 dias. Se não forem resgatados nesse período, eles são enviados para o depósito da Azul em Viracopos, Campinas, onde ficam armazenados por mais 60 dias. Passados os 90 dias totais, os itens não reclamados são destinados a doações para instituições de caridade ou descartados de forma adequada.
Se você esqueceu algo em um voo, deve procurar o balcão da Azul no aeroporto de desembarque o quanto antes. Também é possível acionar o Azul Center ou o chat online da companhia. Para facilitar a localização do objeto, é importante informar detalhes como o número e a data do voo, horário de partida e chegada, assento ocupado e uma descrição precisa do item.
A Azul reforça que não há cobrança de taxas para guardar objetos pessoais esquecidos em suas dependências.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.

A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Comentário
O levantamento da Azul mostra como é comum o esquecimento de objetos em aeronaves e aeroportos, principalmente em períodos de maior movimento. Para os passageiros, a orientação é simples: atenção redobrada com os pertences e, em caso de esquecimento, acionar rapidamente os canais oficiais da companhia, já que os itens são mantidos por tempo limitado.