fbpx

De olho no futuro, Aeroporto de Kansas City terá novo terminal de US$1,5 bi com acessibilidade e inclusão

Notícias

Por Felipe Alimari

O Aeroporto Internacional de Kansas City recebeu aprovação para a construção de um novo terminal único. Apelidado de ‘Build KCI’, o projeto de US$ 1,5 bilhão substituirá o complexo de três terminais desatualizado por um único terminal moderno, e contará com uma garagem com mais de 6.000 vagas que melhorarão significativamente a experiência do passageiro.

Terminal Kansas City

#PraTodoMundoVer: foto da área de embarque


Sobre o projeto

Os três terminais da KCI têm o formato de ferraduras, que foram projetados para permitir que os viajantes caminhem das portas da frente direto para o portão. No entanto, assim que foram inaugurados em 1972, o governo dos EUA impôs novas medidas de segurança para viagens aéreas, o que fez com que o aeroporto ficasse desatualizado quase imediatamente após a abertura.

O aeroporto está empenhado em garantir que as instalações do novo terminal resistam ao teste do tempo. O novo edifício foi projetado para oferecer amplo espaço e ser facilmente adaptável à natureza em constante evolução da indústria.

A experiência frustrante do antigo terminal alimentou o desejo de construir e projetar um novo terminal “à prova de futuro”, principalmente por ter flexibilidade nos espaços. Este novo projeto muda radicalmente aquele conceito de ferradura redonda e fina para um complexo de terminais de aparência muito tradicional, moderna e com vários saguões.


Investimento vai gerar empregos

O projeto do novo terminal é de noventa mil metros quadrados, contando inicialmente com trinta e nove portões de embarque, o projeto poderá ser facilmente ampliado no futuro para um total de cinquenta portões, os quais poderão ser operandos simultaneamente. Mais de 60 empresas locais estão participando no projeto do novo terminal, incluindo 41 pequenas empresas – das quais a maioria é atualmente gerida por mulheres. Estima-se que a construção do aeroporto gerará mais de 5,000 mil novos empregos temporários na cidade.


Terminal alinhado com o futuro

Um dos maiores desafios de construir um terminal que não fique obsoleto e que caminhe de mãos dadas com o futuro, é garantir que o aeroporto tenha uma área de segurança que possa ser facilmente adaptável dependendo de novos padrões e tecnologias emergentes. Para resolver isso, a KCI está consolidando o novo ponto de verificação de segurança com um grande espaço aberto que tem a flexibilidade de expandir ou contrair à medida que os requisitos de segurança evoluem.

Além disso, o novo terminal incluirá uma variedade de soluções tecnológicas de ponta, como por exemplo: SITA Flex – plataforma de uso comum baseada em nuvem – permitirá que os passageiros façam check-in por meio de uma simples leitura biométrica em um dos quiosques de autoatendimento ou, se preferir, em um balcão tradicional assistido por agente.


Acessibilidade no terminal

O maior diferencial do projeto do terminal KCI de outros terminais espalhados por esse mundão à fora é que a acessibilidade e a inclusão foram incorporadas ao projeto do terminal desde o início das etapas de planejamento e construção.

Embora todas as instalações do terminal para passageiros e funcionários tenham sido projetadas em conformidade com o Americans with Disabilities Act (ADA), eles ousaram e e quebraram a barreira do “politicamente correto” e não fizeram somente o que a norma determina, realmente projetaram com empatia e foram além dessas recomendações.

Como exemplo, a ADA afirma que é necessário haver pelo menos um espaço de check-in com altura do balcão acessível para que os usuários de cadeira de rodas tenham acesso, então, ao invés de de fazer apenas um balcão adequado para essas necessidades, tornaram todos os balcões compatíveis com a ADA. O que para nós PCD’s é espetacular.

#PraTodoMundoVer: foto do check-in com balcões acessíveis

O terminal contará com uma variedade de espaços destinados a aumentar a inclusão e acessibilidade. Por exemplo, uma sala multissensorial criará um local tranquilo e seguro para incentivar uma sensação de exploração e descoberta para crianças e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), demência ou distúrbios sensoriais.

#PraTodoMundoVer: foto do espaço multissensorial

Outras iniciativas incluem uma Sala de Meditação, onde os viajantes poderão descansar e recarregar as energias, e uma das novidades que amei é a Sala de Simulação de Avião para indivíduos que sentem ansiedade e medo de voar. A Sala de Simulação será um local onde os viajantes poderão experimentar e aprender sobre viagens aéreas por meio de objetos reais, como um quiosque de emissão de passagens, portão de embarque, ponte de embarque de passageiros e cabine de aeronave simulada.

#PraTodoMundoVer: foto da sala de simulação

Outro diferencial incrível será o espaço Inclusive Family Play Zone – uma área de lazer inclusiva projetada para ser acessível a cadeiras de rodas com recursos para apoiar crianças com restrições físicas ou deficiências múltiplas.


Comentário

O meu maior desejo é que outros aeroportos em todo o mundo olhem para este projeto e vejam como é possível pensar e executar espaços que apoiem a acessibilidade e inclusão. Parabéns aos idealizadores deste projeto!

E aí, vocês já estão ansiosos para conhecer essa maravilha? Comentem aí 😊

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.