A Delta abriu um espaço dedicado para passageiros com deficiências sensoriais, físicas ou cognitivas no Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul.
Sobre o espaço
O novo Travel Confidently MSP Education Center abriu oficialmente suas portas dia 23 de maio, graças às doações, contribuições e trabalho árduo da Delta Air Lines, da Metropolitan Airports Commission (MAC) e da Airport Foundation MSP.
Esta instalação única, localizada perto do portão C16 no Terminal 1 do MSP, aprimorará o programa Navigating MSP, fornecendo aos passageiros com deficiências sensoriais, físicas ou cognitivas, ou aqueles com medo de voar e com animais de serviço, um lugar para experimentar e se familiarizar com uma cabine de avião em um ambiente dedicado.
O espaço também permitirá que os profissionais de segurança pública dos aeroportos e as equipes de apoio das companhias aéreas treinem em um cenário realista.
“Somos gratos por nossa parceria contínua com o MAC e a Airport Foundation MSP, que ampliaram os esforços da Delta para criar um mundo mais inclusivo e acessível para todos”, disse Mary Loeffelholz, Vice-Presidente de Operações da Delta em MSP.
“Retribuir à nossa comunidade está profundamente enraizado nas crenças e valores da Delta e, por meio do trabalho de nosso pessoal, estamos muito ansiosos para ver como essa instalação afetará a comunidade MSP.”
O novo espaço inclui uma cabine de aeronave, doada pela Delta, com 42 assentos que simula um voo a 33 mil pés, graças a ajuda do co-piloto da Delta, Richard Kargel.
Ao saber que a cabine doada pela companhia, anteriormente usada para treinar os procedimentos de evacuação de emergência de comissários de bordo e pilotos, seria substituída, Kargel identificou que havia uma oportunidade de reaproveitar o equipamento e seus muitos componentes para uma causa próxima e querida ao seu coração.
“Meu filho, Shane, tem autismo, então eu sabia o quanto uma instalação como essa poderia melhorar a experiência de viagem para ele e tantos outros que vivem com deficiências sensoriais, cognitivas ou físicas”, disse Kargel.
“Com o apoio total da liderança da Delta, juntamente com a visão da MAC para aprimorar a experiência do cliente, essa ideia se tornou realidade de uma maneira que eu nunca imaginei. Essa facilidade nos dá a oportunidade de mostrar às pessoas que nunca pensaram que podiam viajar, que é possível. Isso dá esperança às famílias.”
Além da cabine, o programa Arts@MSP, uma iniciativa conjunta do MAC e da Airport Foundation MSP, facilitou na criação de um projeto de arte comunitária para aprimorar a experiência visual do novo espaço. Com isso, a área tornou-se uma tela em branco para jovens artistas locais – Ethan Nevalainen, Athena Ali, Greta Kotz e Taylan De Johnette – da Juxtaposition Arts para criar uma obra de arte impressionante chamada “Equanimity”.
Possibilidades de uso
O Travel Confidently MSP Education será usado para apoiar o MSP e programas comunitários, incluindo:
- Navigating MSP: Este programa, oferecido pelo MAC em parceria com a Airport Foundation MSP, Autism Society of MN e Fraser, oferece treinos no aeroporto e nas aeronaves para crianças e adultos que sintam desconforto ao voar. Esta facilidade será usada quando uma aeronave real não estiver disponível;
- Animais de serviço: treinadores ou proprietários de animais de serviço da região do Minneapolis-St. Paul poderão reservar o uso desta instalação quando precisarem praticar procedimentos de embarque e viagem com seus animais de serviço;
- Segurança pública: Bombeiros e policiais do MSP poderão treinar para atender a emergências de passageiros ou tripulantes em aeronaves;
- Serviços aeroportuários: Os prestadores de serviços para cadeiras de rodas poderão treinar para auxiliar os passageiros que usam cadeiras no embarque ou desembarque de aeronaves, e a tripulação de cabine poderá treinar para auxiliar os clientes com o uso de cadeiras de rodas a bordo, projetadas para os passageiros se movimentarem de e para o lavatório.
“Estamos sempre procurando maneiras de construir equidade em viagens”, disse o Presidente da MAC, Rick King. “É fácil considerar as viagens aéreas como algo tranquilo, mas para muitos elas apresentam desafios únicos e requerem recursos diferentes. O Travel Confidently MSP Education Center é mais uma maneira de fornecer recursos para a comunidade e reduzir as barreiras de voar para o maior número possível de pessoas.”
Comentário
Esta iniciativa da Delta mostra que cada vez mais as empresas estão tendo cuidado e o respeito com as pessoas que têm algum tipo de deficiência, seja física, cognitiva ou sensorial. É de extrema importância, e com certeza, irá facilitar à vida de muitos que tem medo, receio ou dificuldade de voar devido à sua deficiência.
O meu maior desejo é que outros aeroportos em todo o mundo olhem para este projeto e vejam como é possível pensar e executar espaços que apoiem a acessibilidade e inclusão.
Parabéns aos idealizadores deste projeto!
E aí, vocês já estão ansiosos para conhecer essa maravilha? Comentem aí 😊
Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas