A Delta anunciou que fará investimentos na LATAM, Aeromexico e Virgin Atlantic, conforme as companhias se recuperam da pandemia causada pelo coronavírus, reforçando assim as parcerias globais da empresa norte-americana.
De acordo com a Delta, a empresa vinha alcançando um crescimento internacional recorde antes da pandemia, atribuído a uma combinação entre crescimento orgânico e sua rede de parceiros globais. Nos últimos 10 anos, a companhia norte-americana construiu colaborações líderes do setor com as principais companhias aéreas da Europa, Ásia e América Latina. Com o retorno da demanda de viagens internacionais, a conectividade, relevância e amplitude da rede global da Delta com seus parceiros permanecem essenciais para continuar esse sucesso.
“Os investimentos estratégicos em nossos parceiros transformarão nossa capacidade de aprimorar as viagens de nossos clientes, permitindo-nos oferecer uma experiência de viagem perfeita e, ao mesmo tempo, propiciar a eles uma rede incomparável entre os Estados Unidos e os principais mercados em todo o mundo”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian.
Para apoiar seu futuro global, a Delta está investindo na Virgin Atlantic, Aeromexico e LATAM conforme cada transportadora sai de sua reestruturação ou recapitalização. Após a conclusão de seus respectivos processos, a Delta tem como objetivo uma participação acionária de 20% na Aeromexico e uma participação acionária de 10% na LATAM. Além disso, a companhia manterá sua participação acionária de 49% na Virgin Atlantic. O investimento nessas empresas será de aproximadamente 1,2 bilhão de dólares.
Com novas aeronaves widebody (fuselagem larga) a caminho, recorde de contratações e investimentos significativos em preparação internacional, a empresa afirma que está posicionada para liderar o setor durante a recuperação contínua. A parceria com a Virgin Atlantic, Aeromexico e LATAM expandem esse potencial de crescimento, ajudando a aumentar as rotas e a conectividade para o cliente, assim como a criação de empregos associados. Veja abaixo mais detalhes sobre as parcerias:
- LATAM: o acordo de joint venture transamericano da Delta e da LATAM combinará a rede de rotas altamente complementares das transportadoras entre as Américas do Norte e do Sul. Após a aprovação da joint venture pelo tribunal chileno em outubro deste ano, as empresas expandiram seus codeshares existentes para melhorar a conectividade entre as Américas do Norte e do Sul.
- Aeromexico: o acordo de Cooperação Conjunta (JCA, na sigla em inglês*) entre as companhias foi lançado em 2017. Nos últimos quatro anos, a Delta e a Aeromexico construíram uma rede transfronteiriça líder, com mais de 40 rotas populares de negócios e lazer a partir de seus principais hubs e oferecendo o máximo de serviço nos maiores mercados de Nova York e Los Angeles.
- Virgin Atlantic: a joint venture da Delta com a Virgin Atlantic tem, desde 2013, consolidado a posição da Delta nas principais rotas dos Estados Unidos e do Reino Unido, incluindo a principal rota comercial de Nova York para Londres.
A Delta ainda afirmou que está focada em oferecer benefícios para os viajantes por meio de iniciativas que incluem o uso contínuo de tecnologia, reciprocidade de fidelidade e conectividade sem atrito com seus parceiros globais. A própria rede internacional da transportadora combinada com a de suas parceiras cria uma extensa rede global e posiciona a companhia para capitalizar com sucesso na reabertura dos mercados internacionais, bem como no crescimento antecipado para o futuro.
Vale ressaltar que não há alteração nos investimentos da Delta na Air France-KLM, Korean Air e China Eastern.