Após começar sua produção nos Estados Unidos, a Airbus acaba de entregar o primeiro A220 da história fabricado em território norte-americano à Delta. A aeronave narrow-body (de corredor único) foi fabricada em Mobile, no Alabama, e entregue à companhia americana nesta semana.
“A entrega do primeiro A220-300 fabricado nos EUA é um momento histórico que destaca a crescente presença industrial da Airbus na América do Norte e nos deixa extremamente orgulhosos”, disse C. Jeffrey Knittel, presidente e CEO da Airbus Americas, Inc. “Nós estamos ansiosos para ver os passageiros encantados com a experiência de viajar a bordo deste novo A220-300 orgulhosamente construído em Mobile, Alabama”.
Até o momento, aproximadamente 400 funcionários dos EUA foram treinados na produção do A220 – alguns em Mirabel, no Canadá, onde o programa A220 e a linha de montagem final primária estão localizados. Há um ano, a primeira equipe de produção do A220 com base nos EUA, composta por membros experientes e novos, começou a montar os A220 em Mobile.
Sobre a família, a Delta é atualmente o maior cliente do A220, com um total de 95 aeronaves A220 encomendadas, e será a primeira nas Américas a operar as variantes A220-100 e A220-300.
“Entregar a primeira aeronave montada nos Estados Unidos a um cliente nos Estados Unidos é um verdadeiro orgulho para o programa A220”, disse Philippe Balducchi, que lidera o programa A220. “Esta entrega é a primeira de muitas que virão e mostra o forte espírito de colaboração entre as equipes do Programa A220 em todo o mundo”.
Sobre o A220
O A220 é uma aeronave mais silenciosa, limpa e ecológica, apresentando uma redução de ruído de 50% em comparação com aeronaves da geração anterior, consumo de combustível 25% menor por assento e emissões de NOx 50% menores do que os padrões da indústria. Além disso, o A220 oferece eficiência e custos operacionais 25% mais baixos por assento em comparação com aeronaves da geração anterior.
No final de setembro de 2020, 123 A22s foram entregues a sete companhias e estão voando em rotas na Ásia, América, Europa e África, provando a grande versatilidade do último membro da família da Airbus.