Em 2024, o tráfego aéreo deu uma guinada impressionante, com diversas rotas internacionais recuperando força, e a região Ásia-Pacífico se destacando no cenário global. Quem liderou essa retomada foi a rota Hong Kong (HKG) x Taipei (TPE), que agora ocupa o topo como a mais movimentada do mundo! Mas o que levou essa rota ao primeiro lugar e quais outras também se destacaram? Vamos explorar as principais rotas internacionais e as tendências que marcaram o ano de 2024 na aviação.
Hong Kong x Taipei no topo
De acordo com o novo relatório da OAG Aviation Worldwide, empresa de análise de aviação, Hong Kong (HKG) x Taipei (TPE) foi a rota internacional mais movimentada do mundo em 2024, com 6,8 milhões de assentos. Esse número é 48% maior que no ano passado, quando ocupava o terceiro lugar, mas ainda está 15% abaixo dos níveis pré-pandemia de 2019. Mesmo assim, é um salto e tanto!
Outras rotas que se destacaram incluem Cairo (CAI) x Jeddah (JED), que ficou em segundo lugar com 5,5 milhões de assentos, e Seul (ICN) x Tóquio (NRT), que ficou em terceiro com 5,4 milhões.
O mais interessante é que 7 das 10 rotas mais movimentadas em 2024 estavam na região Ásia-Pacífico. Já Nova York (JFK) x Londres (LHR) foi a rota mais movimentada entre a Europa e as Américas, ficando em décimo lugar com pouco mais de 4 milhões de assentos.
O que está mudando no tráfego aéreo
Não foram só as rotas internacionais que cresceram. No mercado doméstico, a rota Jeju (CJU) x Seul (GMP) dominou com 14,2 milhões de assentos, seguida por Sapporo (CTS) x Tóquio (HND), com 11,9 milhões e Fukuoka (FUK) x Tóquio (HND), com 11,3 milhões.
Segundo John Grant, da OAG, a região Ásia-Pacífico está praticamente de volta ao ritmo normal, com grandes hubs como Hong Kong, Seul e Singapura retomando o movimento. Um detalhe interessante é o crescimento do mercado no Oriente Médio, puxado pela Arábia Saudita e seu projeto Vision 2030, que está fomentando tanto o turismo quanto o setor de negócios na região.
Comentário
Ver Hong Kong (HKG) x Taipei (TPE) no topo das rotas mais movimentadas é um ótimo indicativo de que a recuperação da aviação está com tudo, principalmente na Ásia. A região segue se destacando como o principal ponto de movimentação do mundo, e o crescimento no Oriente Médio também traz boas surpresas.
Essas mudanças mostram como o setor está se adaptando e se expandindo de maneira muito dinâmica, com novos mercados ganhando cada vez mais importância no cenário mundial.
E você, já tem um palpite sobre qual será a rota internacional mais movimentada em 2025?