A Dinamarca se tornou o primeiro país da União Europeia (UE) a suspender as restrições sanitárias contra a Covid-19 para pessoas vacinadas. A medida, aprovada na última terça-feira (1), foi tomada graças ao elevado percentual de vacinados e na menor gravidade que a variante ômicron representa.
Em entrevista à CNN, o ministro da saúde da Dinamarca disse que as restrições só voltarão à tona em casos de necessidades. “Prometemos aos cidadãos da Dinamarca que só teremos restrições se forem realmente necessárias e as suspenderemos assim que pudermos”.
Ou seja, a obrigatoriedade de frequentar lugares fechados de máscara, a necessidade de um passaporte de vacina em bares, restaurantes e outros estabelecimento não existirá mais.
Para quem viaja para o país, se estiver vacinado com qualquer imunizante aprovado pela OMS, basta apresentar o comprovante de vacinação. Os testes serão exigidos apenas para os não vacinados, devendo ser realizado 24h antes do embarque com quarentena de 10 dias ao chegar ao país.
Já quem comprovar uma infecção anterior entre 11 e 180 dias antes da entrada no país, também não terá restrições.
Conforme dito anteriormente, a medida foi tomada graças ao número de cidadãos vacinados na Dinamarca. Segundo o relatório apresentado pelo Our World in Data, 81% da população está totalmente vacinada contra a COVID-19.
Contudo, as autoridades dinamarquesas continuam recomendando fazer um teste em casa antes de entrar em contato com grupos de pessoas, especialmente aqueles vulneráveis. O uso de máscara e o passaporte de vacina é recomendado apenas em visitas a hospitais, e os testes de PCR continuarão disponíveis ao público para confirmar os casos.
Para mais informações clique aqui