Muitas vezes, achar disponibilidade para emissões com companhias membros da Star Alliance pode ser um grande desafio com direito a várias horas em ligações com o Call Center. Mesta matéria vamos te ensinar como buscar e achar disponibilidade de assentos na companhias membros da Star Alliance. Confira!
(Matéria atualizada em junho/2024)
☞ pular para…
- Disponibilidade compartilhada
- Classes tarifárias
- Porque usar o site da United
- Como usar o site da United
- Confirmando a disponibilidade
- Segmentos casados
- Comentário
Disponibilidade compartilhada
Na maioria dos casos, quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas esta disponibilidade é compartilhada com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo.
A Lufthansa está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas no voo LH507 (São Paulo a Frankfurt) do dia 10 de dezembro. Estes cinco assentos estão disponíveis para emissão no Miles & More, programa de fidelidade da própria Lufthansa, como também estão disponíveis no LifeMiles da Avianca, no MileagePlus da United, no Miles&Go da TAP e qualquer outro programa de fidelidade parceiro da Lufthansa.
Se um membro do Miles&Go emite dois bilhetes e um membro do LifeMiles emite três, a disponibilidade de assentos do voo LH507 acaba. Por isso falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.
Tenha em mente que embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo nenhum.
Classes tarifárias
Toda passagem aérea é classificada por uma letra do alfabeto que define suas características e regras. É o que chamamos de “classes tarifárias”. Quando vários programas de fidelidade enxergam exatamente a mesma quantidade de assentos disponíveis para emissão com milhas é porque todos buscam pela mesma classe tarifária – que no caso de companhias da Star Alliance é a seguinte:
- Letra X – Classe Econômica
- Letra I – Classe Executiva
- Letra O – Primeira Classe
É por essas classes tarifárias que você deverá buscar no site da United para emitir uma passagem aérea no programa de fidelidade que você deseja.
Porque usar o site da United
Programas de fidelidade oferecem experiências distintas. Alguns têm ferramentas robustas e possibilitam que os usuários façam tudo pela internet. Enquanto outros não têm processos digitalizados e exigem que os usuários façam uma ligação para o call center para emitir bilhetes aéreos, por exemplo. A United e o seu programa de fidelidade se encaixa no 1º cenário.
Então nós utilizamos o site da companhia norte-americana para descobrir a disponibilidade de um voo e emiti-lo em outro programa de fidelidade. Por conta disso, todos os valores exibidos pelo site da United devem ser desconsiderados. O programa na qual você irá de fato realizar a emissão tem a sua própria precificação.
Como usar o site da United
O primeiro passo é entrar no site da United. Ao acessá-lo você encontrará um formulário de busca semelhante ao abaixo.
Você deverá marcar os campos:
- Reservar com milhas e;
- Datas flexíveis.
A seguir, preencha os seguintes campos:
- Voo de ida (repita o processo posteriormente com o voo de volta)
- De (origem)
- Para (destino)
- Datas
- Quantidade de passageiros
Caso você deseje, por exemplo, fazer uma conexão com stopover em Chicago antes de seguir para Nova York, você deverá buscar primeiro pelo trecho São Paulo x Chicago e depois pelo trecho Chicago x Nova York. Você pode aplicar esta mesma lógica caso deseje, por exemplo, voar com certa aeronave em uma rota específica. Se o ponto de conexão ou aeronave são irrelevantes para você, faça a busca direto para o destino final e deixe o sistema montar o itinerário.
Não se preocupe em preencher a classe de cabine porque o sistema vai mostrar todas as disponíveis. Com os demais campos preenchidos, clique em “Encontrar voos”.
Será solicitado seu login no programa MileagePlus, você pode fechar este aviso e prosseguir com a busca. Como foi marcada a opção “datas flexíveis”, o sistema exibirá uma tela com o calendário de disponibilidade, semelhante a imagem abaixo:
As datas com os menores valores (no caso, 110.000 milhas) são aquelas nas quais pode existir disponibilidade award. Usamos o verbo “poder” já que somente ao analisar o dia escolhido poderemos ter certeza que essa disponibilidade diz respeito as tarifas da Star Alliance.
Desconsidere os valores, já que você não vai emitir essa passagem no programa da United.
Selecionamos o dia 20 de janeiro do nosso calendário, onde consta o valor de 110.000 pontos a emissão mais baixa.
Nos voos que serão mostrados na parte de baixo do calendário, você deverá analisar a classe tarifária, onde a seta vermelha está apontando.
Como informamos anteriormente, as tarifas disponíveis para emissão nas companhias Star Alliance são:
- Letra X – Classe Econômica
- Letra I – Classe Executiva
- Letra O – Primeira Classe
Logo, neste dia e rota, há disponibilidade de assentos neste voo em Classe Executiva.
Vamos mudar agora para o dia 30 de dezembro do nosso calendário.
Neste caso, temos disponibilidade em voos tanto na Classe Econômica (tarifa X), quanto em Classe Executiva (tarifa I). Caso as tarifas apresentadas não sejam estas, o voo não terá disponibilidade nas companhias Star Alliance.
Observe que a tarifa da “Classe Econômica (Prêmio Saver)” é HN (e não letra X) – ou seja, programas de fidelidade da Star Alliance não enxergarão disponibilidade neste voo. Além disso, não há resultados para as tarifas “Prêmio Saver na Classe Executiva” e “Prêmio Saver na Primeira Classe”.
Confirmando a disponibilidade
Apesar do site da United ser muito confiável, pode acontecer casos onde os dados apresentados estão errados. Por isso, antes de gastar tempo ligando no call-center para efetivar a emissão, vale a pena confirmar se aquela disponibilidade também existe com outras companhias da mesma aliança.
O site da TAP não é indicado para esta verificação, já que possui muitas falhas ao não apresentar disponibilidade existente. Da mesma forma, o call center não é uma boa opção, isso porque, além da demora no atendimento há relatos frequentes de atendentes que não conseguem “encontrar” disponibilidade em algum trecho, o que obriga o cliente a ligar várias vezes até que um atendente possa encontrar e fazer a emissão.
Assim, sugerimos usar o site da ANA, companhia que também faz parte da Star Alliance.
- Ao entrar no site, clique na opção “flight awards” e posteriormente em “award Reservation”, como mostra a imagem abaixo:
2. Na próxima página você deve informar seu número de associado e senha do site da ANA. Caso não possua, deve fazer o registro:
3. O site da ANA não permite a pesquisa por trechos individuais, so permitindo a busca ida e volta ou multi-destinos. Sugerimos que faça a busca multi-destinos, colocando cada trecho separadamente.
Este tipo de busca não permite que use somente 1 trecho. Então caso você só tenha um trecho para pesquisar, insira outro onde a disponibilidade costuma ser garantida.
Neste caso, o objetivo é pesquisar GRU-VIE, mas no 2o trecho, inserimos Frankfurt para Paris. Optamos por este trecho pois há grande disponibilidade, já que, se não for encontrada disponibilidade nele, a pesquisa retornará com erro.
4. Caso exista disponibilidade, o site mostrará os voos e a classe disponível.
Neste caso, a disponibilidade está coerente com a apresentada no site da United, portanto, podemos confirmar que ela existe e agora sim, buscar a emissão na companhia de sua preferência.
Segmentos casados
Em um mundo perfeito cada trecho teria sua disponibilidade em determinadas classes tarifárias, independente do destino final. Porém, em alguns casos pode ocorrer os chamados segmentos casados (married segments).
Esta é uma forma da companhia disponibilizar assentos em determinada rota, mediante uma conexão posterior por razões mercadológicas da própria companhia.
Um exemplo onde ocorre este tipo de prática é na rota do Aeroporto Internacional de São Paulo para o Aeroporto de Frankfurt ou de Munich.
Veja no exemplo abaixo, onde buscamos disponibilidade no trecho de São Paulo para Munich em 20/01 e não há disponibilidade nas classes tarifária X, I ou O:
Porém, se fizermos a pesquisa no mesmo dia com destino final o Aeroporto Internacional de Viena (VIE), ele encontrará disponibilidade para o trecho que anteriormente não havia encontrado junto do trecho de Munich para Viena, ambos em classe tarifária I, conforme imagem abaixo:
Isso exemplifica a disponibilidade em segmentos casados perfeitamente. Neste caso, a Lufthansa tem disponibilidade no trecho de São Paulo para Munich apenas se for acompanhado do trecho final para Viena.
Este tipo de situação pode ocorrer com certa frequência, como explicamos no Guia do Iberia Plus, portanto, caso não encontre disponibilidade para o destino pretendido, vale a pena consultar outras cidades próximas como destino.
Comentário
Com o número dos voos e datas em mãos basta ligar no call center do seu programa de fidelidade da Star Alliance para realizar a emissão do bilhete ou até mesmo emitir online se tal opção for oferecida. Deixo, porém, uma dica importante!
Jamais diga “eu pesquisei no site da United e tinha lugar”. Você provavelmente vai levar um “não, a disponibilidade não é a mesma”. Comece a ligação dizendo “(…) eu gostaria de viajar e já tenho alguns voos em mente, você poderia checar pra mim a disponibilidade deles em específico?” Não entregue sua tática para o atendente pois quem será prejudicado vai ser você.
O problema do site da United é que às vezes ele mostra disponibilidade fantasma – ou seja, lugares que não existem. Eu sempre “tiro a prova” confirmando a disponibilidade pelo site do Mileage Club da ANA ou LifeMiles da Avianca. Novamente, volto a frisar: embora a disponibilidade apareça e deva ser a mesma para todas as companhias da Star Alliance, determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo nenhum.
Espero que com este tutorial você não precise passar horas no call center para criar o seu itinerário. Monte ele da forma que você desejar e ligue com as informações prontas – assim você terá uma chance enorme de sucesso.
E aí, gostou da dica? Ficou com alguma dúvida?