A EgyptAir anunciou na última quarta-feira (18) a encomenda de mais seis aeronaves Airbus A350-900. O novo pedido se soma ao acordo firmado em 2023 para a aquisição de outras dez unidades do mesmo modelo, elevando para 16 o total de aeronaves A350-900 que serão incorporadas à frota da companhia.
O capitão Ahmed Adel, CEO da EgyptAir, destacou o esforço da companhia em modernizar sua frota em colaboração com a Airbus. “O anúncio de hoje reflete nosso compromisso de integrar a aeronave de próxima geração à nossa frota. Isso nos permitirá atender à crescente demanda por viagens de longa distância, apoiar nossos planos de expansão de rede nos próximos cinco anos e contribuir para os esforços mais amplos do Egito para promover o transporte aéreo mais sustentável”, completou.
Novo pedido da EgyptAir
Com este novo pedido novo pedido de aeronaves Airbus A350-900, a EgyptAir ampliará para 16 o total de unidades encomendadas pela companhia. Esta é a segunda vez que a aérea egípcia opta pelo modelo — o primeiro pedido, de dez aeronaves, foi anunciado durante o Dubai Airshow de 2023, como já havíamos noticiado aqui no PP.
Conhecidos por seu design moderno e eficiência operacional, os A350-900 são equipados com motores Rolls-Royce XWB Trent e incorporam tecnologias de última geração que garantem menor consumo de combustível e, consequentemente, redução nas emissões de carbono. Para os passageiros, o destaque fica por conta da cabine AirSpace da Airbus, que oferece assentos mais largos, tetos altos e iluminação ambiente projetada para aumentar o conforto a bordo.
Como destacou o CEO da EgyptAir, capitão Ahmed Adel, a aquisição das novas aeronaves permitirá atender à crescente demanda global por voos de longa distância e apoiará os planos de expansão da malha internacional da companhia ao longo dos próximos cinco anos.
Conheça o Airbus A350
As aeronaves Airbus A350 fazem parte de uma das linhas de produtos widebody mais modernas do mundo, sendo considerada uma líder mundial de longo alcance. A linha conta com versões de passageiros capazes de voar até 18.000 km sem escalas.
Equipada com motores Rolls-Royce de última geração, a fuselagem utiliza 70% de materiais como: compósitos, titânio e ligas modernas de alumínio. Criando assim uma aeronave mais leve e econômica. Isto resulta numa redução média no consumo de combustível e nas emissões de carbono de cerca de 25% em comparação com aeronaves da geração anterior de tamanho semelhante.
Como todas as aeronaves da empresa, o Airbus A350 é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). A Airbus pretende ter suas aeronaves com capacidade de até 100% SAF até 2030. No final de maio de 2025, o A350 havia ganho mais de 1.390 pedidos de 60 clientes em todo o mundo.
Comentário
Boa notícia para os passageiros da EgyptAir, que em breve poderão desfrutar de uma experiência aprimorada nos voos de longa distância com a chegada dos novos Airbus A350-900. Ainda assim, a companhia não revelou o cronograma de entregas nem se os novos jatos irão expandir a frota ou substituir aeronaves mais antigas.
Atualmente, a frota de longa distância da EgyptAir é composta por aeronaves Boeing 777, com média de 15 anos de operação, e Airbus A330, com mais de 17 anos em média. A empresa também conta com seis unidades do Boeing 787-9 Dreamliner, com cerca de 5 anos de uso, sendo atualmente as mais modernas da frota.
O que achou da notícia? Para saber mais, acesse o site da Airbus.