fbpx

El Al desenha um Boeing 747 no céu ao realizar o último voo com este modelo de aeronave

Notícias

Por Fábio Vilela

A El AI aposentou seu 747-400 neste final de semana. Em forma de homenagem, a companhia aérea israelense ousou da criatividade e “desenhou” no ar, a aeronave histórica da empresa.


Um pouco da história da “Rainha dos Céus” da El Al

Usado por quase 50 anos, a aeronave foi fiel escudeira da El Al. Se o avião pudesse falar, com certeza contaria histórias místicas e muito interessantes, mas nenhuma que se compare a “Operação Salomão”.

Em 1991, a Etiópia passava por uma Guerra Civil e uma comunidade de judeus estava sofrendo com ameaças – os Falashas. O Governo de Israel, no entanto, fez um acordo com o governo etíope e conseguiu a liberação dos judeus para Jerusalém.

Por se tratar de uma operação com extrema cautela e com extrema rapidez, antes que os rebeldes dominassem as terras dos Falashas, uma das aeronaves escaladas foi o imenso 747. A previsão dos israelitas eram transportar cerca de 700 judeus, entretanto, devido à alta demanda, quase 1.100 judeus foram transportados da Etiópia para Israel.


O último voo

O último voo do avião foi ligando as cidades de Tel Aviv e Roma. Contudo, durante o trajeto, a aeronave, por vezes, mudou sua rota para realizar um contorno de si, no ar. A imagem pôde ser vista em vários programas de rastreamento de voos, bem como o FlightRadar, de onde nosso print foi tirado.

Além disso, toda a tripulação a bordo estava com os uniformes antigos, que a companhia costumava usar quando a aeronave chegou às mãos dela. A El Al postou em seu Facebook fotos de seus comissários, bem como suas aeromoças, presentes no último voo do avião, confira abaixo:

E após 48 anos de serviço, chegou a hora do 747 ter seu merecido descanso. A El Al anunciou o porquê de estar aposentando o avião. Foi devido à chegada da encomenda do 787-9 Dreamliner, que é mais econômico e moderno.

Também foi postado um vídeo da aeronave aterrissando em Israel pela última vez. Veja abaixo:


Será que foi difícil planejar uma rota assim para conseguirem desenhar o super jumbo?

Aliás, alguém já teve a oportunidade de voar no 747 da El Al? Como foi a experiência?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.