fbpx

Embraer realiza o primeiro teste com aeronave autônoma no Brasil

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Embraer realizou nesta terça-feira (8), o primeiro teste com aeronave autônoma da história do Brasil. A empresa, em conjunto com os alunos de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), fez com que um protótipo de avião pudesse fazer o taxiamento sem o auxílio de um piloto.


Teste

O teste foi feito na Unidade Gavião Peixoto, uma das sedes da Embraer no Brasil – situada no interior de São Paulo. A condução da aeronave pelas pistas de pouso e decolagem, bem como pela área de táxi foi feita sem auxílio externo, graças a um conjunto de navegação por sensores e imagem.

Veja abaixo o vídeo do teste:

O sistema integrado de inteligência artificial monitorou as condições externas e internas da aeronave, atuando de forma independente nos comandos de aceleração, direção e frenagem. Ele também executou com precisão a movimentação pelo trajeto indicado.

A plataforma aeronáutica do teste – a mesma utilizada para o desenvolvimento dos modernos jatos executivos Legacy 500 e Praetor 600 –, integrou funcionalidades do sistema IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), resultado de uma pesquisa na área de carros autônomos que teve início em 2009, na universidade.


Parceria

A parceria com a Ufes, bem como com outras universidades, busca acelerar o conhecimento das tecnologias de sistemas autônomos, por meio da implementação de processos mais ágeis de experimentação. Iniciativas como essa, combinadas com políticas de incentivo de longo prazo, podem potencializar, por exemplo, a capacidade do Brasil de viabilizar uma nova era da mobilidade aérea mais acessível à população.

O que achou do experimento?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.