A Embratur anunciou que está sendo lançado o programa ‘Novas Rotas’, desenvolvido para incentivar a chegada de mais turistas do exterior no Brasil. O programa é voltado para impulsionar o turismo em destinos que ainda não fazem parte dos roteiros tradicionais. Confira mais detalhes nesta matéria!
Programa ‘Novas Rotas’
Em uma reunião realizada ontem (11) entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e os prefeitos das regiões Sul, Centro Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde, foi lançado o programa ‘Novas Rotas’, que tem como objetivo a internacionalização de destinos turísticos brasileiros que ainda estão por fora do roteiro de diversos turistas. O programa conta com a capacitação de profissionais do setor do turismo e valoriza o ecoturismo, assim como experiências autênticas.
O Novas Rotas busca desenvolver o turismo regiões próximas a destinos que já estão consolidados, fazendo com que os viajantes estendam a estada por meio de roteiros temáticos. Com a proposta, é esperado o aumento do consumo nos locais, criação de novos empregos e melhor distribuição do fluxo de visitantes no local.
Em nota, Marcelo Freixo fala mais sobre o projeto, e sobre mostrar um Brasil que vai além dos clássicos cartões postais. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.
Próximas etapas para o ‘Novas Rotas’
Com seu lançamento oficial, agora será iniciada uma série de medidas em todo o país, incluindo a capacitação de profissionais, como gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. Dentre as qualificações presentes no programa, estão áreas como sustentabilidade, dados e inovação. Para que haja acessibilidade ao ensino para todos os profissionais, é previsto que o ensino também seja realizado à distância.
Por fim, outra medida prevista no projeto é a inclusão dos destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada destino.
Primeiras cidades atendidas pelo projeto
Para entender como o projeto funciona, é interessante falarmos sobre como serão divididos os destinos. Neste primeiro momento, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro, o projeto será organizado por regiões, divididas em polos. Cada polo terá uma ‘cidade sede’ responsável por abrigar os encontros de formação, com foco nas localidades ao seu redor.
Nesta primeira fase, estão previstos três polos:
Polo Costa Verde
- Angra dos Reis
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Paraty
- Rio Claro
Polo Agulhas Negras / Vale do Café
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
- Itatiaia
- Pinheiral
- Piraí
- Porto Real
- Quatis
- Resende
- Rio das Flores
- Valença
- Volta Redonda
Polo Centro Sul
- Areal
- Comendador Levy Gasparyan
- Engenheiro Paulo de Frontin
- Miguel Pereira
- Mendes
- Paracambi
- Paraíba do Sul
- Paty do Alferes
- Sapucaia
- Três Rios
- Vassouras
Por fim, vale ressaltar que todo o projeto está sendo realizado em colaboração das secretarias estaduais e municipais de turismo, com os operadores regionais, observatórios turísticos, além de outros parceiros estratégicos, criando uma grande rede de cooperação nacional.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Comentário
Projeto muito interessante por parte do Embratur! Sempre que pensamos em viagens nacionais, é normal que os destinos mais queridinhos venham em nossa mente, mas devemos lembrar que existe uma série de locais pouco conhecidos tanto pelos turistas do exterior quanto por nós mesmos. Sendo assim, o projeto vai dar bastante espaço para que novos destinos sejam descobertos por todos os viajantes, além de impulsionar a economia nessas regiões menos conhecidas.
E você, o que achou do projeto Novas Rotas? Conheça a Travel para descobrir novos destinos nacionais!