A Emirates anunciou o maior projeto de retrofit da história, com o objetivo de atualizar todas as cabines de 120 aeronaves A380 e B777, dois dos maiores modelos em operação pela companhia atualmente. O plano é renovar completamente quatro aeronaves por mês ao longo de mais de dois anos.
Retrofit das aeronaves
O projeto, que representa um investimento multibilionário para garantir que os passageiros “voem melhor”, começa oficialmente em novembro e será todo gerenciado pela equipe de engenharia da companhia.
Assim que as 67 aeronaves A380 forem renovadas e voltarem a operar, 53 aeronaves B777 passarão pela reforma. Serão instalados quase 4 mil novos assentos Premium Economy, 728 suítes da Primeira Classe serão reformadas e mais de 5 mil assentos da Classe Executiva serão atualizados com um novo estilo e design. O projeto deve ser finalizado em abril de 2025.
Além disso, tapetes e escadas serão modernizados e os painéis internos da cabine serão atualizados com novos tons, motivos e design, incluindo as icônicas árvores Ghaf, nativas dos Emirados Árabes Unidos.
Testes
Os testes começaram em uma aeronave A380 em julho, quando a equipe de engenharia da Emirates literalmente desmontou cada cabine, peça por peça, e registrou cada passo. Desde a remoção de assentos e painéis até trincos e parafusos, cada ação foi testada, cronometrada e mapeada. Foram sinalizados e documentados os possíveis problemas para concluir a instalação da nova classe Premium Economy da Emirates ou a reforma das outras três cabines em apenas 16 dias, para que as equipes de especialistas analisassem e resolvessem essas questões.
Como parte do programa, novas oficinas serão construídas na área de engenharia da Emirates para pintar, reformar e estofar os assentos das Classes Executiva e Econômica, que terão novas capas e almofadas. As suítes da Primeira Classe serão cuidadosamente desmontadas e enviadas para uma empresa especializada em substituição do couro, apoios de braço e outros itens.
Nos testes realizados, os engenheiros descobriram soluções inesperadas, por exemplo: os caminhões de transporte de alimentos serão usados no transporte de peças para reforma da aeronave para a oficina, pois esses veículos têm portas da largura certa e oferecem espaço suficiente.
Até o início do programa de reforma em novembro, uma equipe interdisciplinar foi montada para revisar regularmente o processo de planejamento, resolver os problemas que surgirem e acompanhar a modernização em vários aspectos do projeto, como compras, membros da equipe e treinamento.
Segundo a Emirates, nenhuma outra companhia aérea realizou uma reforma dessa magnitude internamente e não há planos para um projeto como esse.
O que achou da renovação massiva de frota da Emirates?