A Emirates realizou um voo com combustível sustentável utilizando o Airbus A380. O voo decolou de Dubai com um dos quatro motores operando com 100% da fonte alternativa de energia.
Adel Al Redha, Diretor de Operações da Emirates, celebra o pioneirismo da companhia ao contribuir com a pesquisa e o teste de concentrações mais altas de SAF para eventualmente levar à adoção da indústria de voos com 100% do combustível.
“Isso marca mais um passo significativo na validação do uso de SAF em um dos motores do A380, uma aeronave de fuselagem larga com quatro motores. A demanda global crescente por alternativas de combustível de aviação com menor emissão está presente, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e torná-lo disponível será fundamental nos próximos anos para ajudar a Emirates e a indústria em geral a avançar em nosso caminho para reduzir as emissões de carbono.”, afirmou o executivo.
Voo sustentável
A Emirates se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração com o A380 usando 100% de Combustível Sustentável para Aviação (SAF). O avião decolou do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) com um dos quatro motores operando 100% com o produto, que busca demonstrar seu potencial como substituto direto que atende aos requisitos técnicos e químicos do combustível de avião convencional, ao mesmo tempo em que é uma alternativa mais sustentável.
De acordo com a Emirates, o SAF, que atualmente está limitado a uma mistura de 50% nos motores para voos comerciais, pode reduzir as emissões de carbono em até 85% em comparação com o combustível de aviação convencional.
O voo de demonstração do A380 da Emirates ocorre enquanto a indústria da aviação, organizações internacionais, órgãos reguladores e autoridades de alto nível responsáveis por decisões relacionadas a políticas se reúnem em Dubai para a Terceira Conferência Internacional da Organização da Aviação Civil (ICAO) sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3).
No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração movido a 100% de Combustível Sustentável para Aviação (SAF) na região, utilizando um Boeing 777-300ER com motor GE90.
Composição do combustível
O voo transportou quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK. (querosene parafínico sintético processado a hidrocarboneto) e HDO-SAK (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado). A ENOC ajudou a garantir o SAF puro composto por HEFA-SPK e o misturou com Querosene de Aviação Sustentável (SAK) em suas instalações no Aeroporto Internacional de Dubai antes da demonstração, e também realizou serviços de abastecimento no avião.
O SAF de 100% usado no voo de hoje assim inclui aromáticos renováveis e imita de perto as características do combustível de avião convencional.
Comentário
Voos de demonstração, como o realizado hoje, abrem caminho para padronização, qualificação e adoção futura de voos com 100% de SAF. O voo de demonstração do A380 assim destaca o desempenho e a compatibilidade do combustível. Assim, contribui para o crescente corpo de pesquisas realizadas pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do uso de 100% dele no desempenho das aeronaves.
Durante os últimos anos, diversas companhias aéreas então reduziram as operações com o A380 devido ao consumo de combustível. Segundo as empresas, além do valor gasto, o uso da quantidade de combustível tradicional requerida pelo mesmo também é bastante prejudicial ao meio ambiente. O sucesso do voo teste abre assim a possibilidade de discussões na indústria para que o gigante dos céus voe com mais frequência.
O que achou do voo da Emirates com combustível 100% sustentável em um dos motores? Você pode então conferir o comunicado completo da Emirates aqui.