A partir de hoje (1), a Emirates passa a suspender o uso de carregadores portáteis, ou power banks, dentro de suas aeronaves. Como já adiantamos aqui no PP, a medida é parte de uma estratégia de segurança para proteger passageiros e tripulação. Embora você ainda possa levar seu carregador, a companhia recomenda carregar completamente todos os dispositivos antes do embarque, especialmente em voos de longa duração. Confira!
Novas regras para carregadores portáteis
Um carregador portátil é uma bateria recarregável que fornece energia a smartphones, tablets, laptops e outros dispositivos eletrônicos. Com a nova regra, os passageiros da Emirates ainda podem levar esses carregadores a bordo, mas seu uso na cabine está proibido, não é permitido carregar dispositivos pessoais nem recarregar o próprio carregador usando a energia do avião.
As regras para transportar carregadores portáteis são:
Apenas carregadores portáteis com menos de 100 Watts-hora podem ser levados a bordo;
Os carregadores portáteis não podem ser usados para carregar dispositivos pessoais a bordo;
Não é permitido carregar um carregador portátil usando a fonte de alimentação da aeronave;
Todos os carregadores portáteis aceitos para transporte devem ter informações sobre a capacidade disponível;
Os carregadores portáteis não podem ser colocados no compartimento superior de bagagem a bordo da aeronave e agora devem ser colocados no bolso do assento ou em uma bolsa sob o assento à sua frente;
Carregadores portáteis não são permitidos na bagagem despachada (regra existente).
Essas medidas ajudam a garantir que, em caso de incidente raro, a tripulação treinada tenha acesso rápido aos equipamentos e possa agir imediatamente para controlar a situação.
Por que a Emirates tomou essa decisão?
Nos últimos anos, houve um crescimento significativo no uso de carregadores portáteis e, consequentemente, um aumento de incidentes envolvendo baterias de lítio em toda a indústria da aviação. Essas baterias contêm íons de lítio suspensos em uma solução eletrolítica e funcionam recarregando e descarregando energia. Se danificadas ou sobrecarregadas, podem entrar em um processo chamado “fuga térmica”, no qual a temperatura interna aumenta rapidamente, causando risco de incêndios, explosões e liberação de gases tóxicos.
Enquanto a maioria dos smartphones e dispositivos modernos tem sistemas de proteção contra sobrecarga, muitos carregadores portáteis básicos não possuem essa segurança. Proibir o uso deles a bordo reduz significativamente os riscos e aumenta a proteção de todos a bordo. Além disso, armazená-los em locais acessíveis na cabine permite que a tripulação responda de forma rápida e eficiente caso ocorra algum problema.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A mudança da Emirates é uma forma de aumentar a segurança a bordo diante do crescimento de incidentes com baterias de lítio. Embora possa parecer inconveniente, carregar seus dispositivos antes do voo e usar a energia disponível nos assentos garante segurança e tranquilidade para todos. Assim, antes de embarcar com a Emirates, lembre-se de deixar seus aparelhos prontos para a viagem!