A Emirates anunciou a retomada de seus voos para Damasco, capital da Síria, a partir de 16 de julho de 2025. A rota, suspensa desde 2012 devido a questões de segurança, volta a operar após uma análise abrangente realizada em conjunto com a Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos (GCAA).
“Estamos entusiasmados em reiniciar as operações para Damasco e apoiar o desenvolvimento da Síria, oferecendo mais conectividade e facilitando o acesso ao mercado global”, declarou o presidente e CEO do Grupo Emirates, xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Ele também destacou o papel da diáspora síria, especialmente nas Américas, Europa e Golfo, na reconstrução do país.
Cronograma de operações
Inicialmente, serão três voos por semana — às segundas, quartas e domingos — com planos de adicionar um quarto voo aos sábados a partir de 2 de agosto. A expectativa é de que a operação se torne diária a partir de 26 de outubro de 2025. Confira abaixo o cronograma de operações:
Dubai (DXB) x Damasco (DAM)
Voo EK 913
Horário de saída: 12h
Horário de chegada: 14h10
Damasco (DAM) x Dubai (DXB)
Voo EK 914
Horário de saída: 16h30
Horário de chegada: 20h30
Os voos serão realizados com aeronaves Boeing 777-200LR, configuradas com 302 assentos — 38 na classe executiva e 264 na econômica.
Retomada dos voos da Emirates para a Síria
A reativação da rota visa ampliar as conexões com os quase 150 destinos da malha aérea da Emirates, além de apoiar os laços bilaterais entre Emirados Árabes Unidos e Síria. Segundo a companhia, os voos devem impulsionar os esforços sírios de reconstrução, atração de investimentos estrangeiros e expansão do comércio em setores como energia, construção e agricultura.
Em 2024, o comércio bilateral entre os Emirados e a Síria movimentou US$ 680 milhões (AED 2,5 bilhões), registrando um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. A Emirates aposta que a retomada dos voos fortalecerá ainda mais essas relações econômicas.
Os passageiros contarão com os serviços premium característicos da companhia, incluindo culinária inspirada na região, bebidas selecionadas e o sistema de entretenimento ice, que oferece até 6.500 canais, com cerca de 650 em árabe.
Comentário
A Emirates iniciou suas operações para Damasco em 1988 e, até a suspensão dos voos em 2012, transportou mais de 2,1 milhões de passageiros na rota. Atualmente, a empresa atende 13 cidades no Oriente Médio e no Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), com 191 voos semanais para a região.
Além disso, os passageiros que viajam de ou para Damasco também poderão aproveitar as conexões oferecidas pela parceria de codeshare com a flydubai, ampliando as opções e a praticidade na hora de viajar.