Boa notícia! A Renfe, empresa espanhola de transporte ferroviário, está expandindo suas atividades no continente europeu e planeja conectar Portugal à Espanha com trens de alta velocidade. Nesta matéria, trazemos os detalhes do que se sabe até agora sobre os planos futuros.
Operações da Renfe em Portugal
Desde 2020, quando foram canceladas as operações que ligavam o País Basco e Madri com Lisboa, as conexões de transporte de passageiros por ferrovias entre Portugal e Espanha se tornaram praticamente inexistentes. Entretanto, o intenso fluxo de passageiros entre os países da península ibérica despertou o interesse da Renfe em ampliar suas atividades nas terras portuguesas.
O plano da empresa espanhola é iniciar essas operações em 2024, assim que for finalizada a construção da linha de alta velocidade que unirá as cidades de Elvas e Évora em Portugal. Além disso, a Renfe planeja até 2030 conectar outras cidades portuguesas com Madri. No entanto, esse projeto demanda um investimento de 15 milhões de euros para adaptação da infraestrutura ferroviária e ainda não está aprovado formalmente.
Planos futuros
Para as rotas serão utilizados trens de dois modelos distintos, sendo um deles o elétrico, que será utilizado em serviços com múltiplas paradas intermediárias e outro, de modelo híbrido, para demais rotas.
A companhia pretende utilizar os modelos 100% elétricos entre Lisboa e Porto que levarão os passageiros até Corunha na Espanha duas vezes ao dia, e entre Madri e Porto, uma vez por dia. Já os trens híbridos serão destinados para as rotas entre Madri e Lisboa duas vezes ao dia.
Por melhor que seja a notícia, o gestor da rede ferroviária de Portugal, declarou que, até então, não havia recebido nenhuma solicitação oficial por parte da Renfe para iniciar as operações em Évora. Mas considerou positivo o interesse de empresas operarem em vias portuguesas.
Comentário
Para quem ama viajar pelos países europeus essa é uma ótima notícia! O transporte ferroviário tem se tornado um dos meios de transporte favorito dos brasileiros pela sua praticidade e pelos valores reduzidos de modo geral quando comparados com passagens aéreas.
O que você achou dessa novidade? Pretende embarcar nas novas rotas entre Portugal e Espanha?
Com informações de La Información