fbpx

Empresa revela design de táxi voador elétrico que será lançado em 2024

Notícias

Por Gabriel Marinho

A Vertical Aerospace, uma fabricante aeroespacial britânica com sede em Bristol, revelou o design para o modelo VA-1X, a primeira aeronave elétrica com asas certificada para decolagem e pouso vertical (eVTOL). A aeronave foi projetada para funcionar como um táxi voador, similar a um helicóptero e deve ser lançada em 2024.


A aeronave

O VA-1X foi projetada para ser uma aeronave de alto desempenho, capaz de conectar regiões inteiras, bem como realizar voos mais curtos em cidades, como um taxi aéreo.

Capaz de transportar até cinco pessoas, um piloto e quatro passageiros, o modelo VA-1X é a primeira aeronave de decolagem e pouso vertical totalmente elétrica com asas (eVTOL) e está a caminho de iniciar voos comerciais em 2024. A construção começará em breve, com a fabricação ocorrendo no Reino Unido.


Segurança

O VA-1X será pilotado por pilotos experientes e certificados pela EASA (European Union Aviation Safety Agency), apresentando exatamente nos mesmos níveis de segurança das companhias aéreas comerciais. A empresa ainda afirma que o VA-1X terá níveis de segurança excepcionais, redundância inerente e será uma ótima maneira de viajar com segurança.


Experiência

O interior do VA-1X foi projetado para criar uma experiência única para o passageiro. As portas laterais permitem que você entre e saia da aeronave com facilidade. Há muito espaço para bagagem em um compartimento separado e ao lado do assento.

Janelas amplas fornecem uma clara visão para o exterior. Há ainda tomadas que permitem que os passageiros trabalhem durante a viagem e as telas de informações o manterão atualizado sobre o progresso da sua viagem.


Sustentabilidade

O VA-1X é uma aeronave elétrica e, por isso, não apenas atinge um voo livre de emissões, sem fumaça ou contaminantes de produtos de combustão, mas também será alimentado por energia renovável sempre que possível.

Além disso, a Vertical Aerospace se esforça para definir os mais altos padrões éticos e ambientais, trabalhando com fornecedores para garantir que o VA-1X tenha uma cadeia de suprimentos verdadeiramente sustentável.


Redução de ruído

O VA-1X foi projetado com a redução de ruído em mente. Usando propulsão distribuída e grandes rotores abertos, que têm velocidades de ponta significativamente mais baixas do que em um helicóptero, o VA-1X pode atingir níveis de ruído 30 vezes mais silenciosos do que um helicóptero equivalente, permitindo que se misture à vida no centro da cidade.


Alcance

A aeronave será aerodinamicamente eficiente, capaz de voar com muito menos energia e potência do que um helicóptero precisaria. Com velocidades de cruzeiro de 150 mph, cerca de 240 km/h e um alcance de até 160 km, será possível viajar de Londres a Brighton em aproximadamente meia hora, em comparação com duas horas de carro ou uma hora de trem.


O que achou do projeto?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.