Estados Unidos poderá recusar visto de turistas sem redes sociais que querem visitar Harvard

Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

Poucos dias depois dos Estados Unidos suspenderem o agendamento das entrevistas para visto de estudo e intercâmbio, o Secretário de Estado, Marco Rubio, ordenou uma intensificação da verificação de mídias sociais para todos os estrangeiros que desejam visitar a Universidade Harvard, incluindo estudantes, professores e até turistas. A diretriz permite a negação de vistos com base em presença online limitada ou privada. Confira!

Estados Unidos visto


Negação do visto por falta de presença nas redes sociais

Conforme publicamos na semana passada, o governo dos Estados Unidos suspendeu o agendamento de entrevistas para visto de estudo e intercâmbio. A justificativa é que irá se preparar para expandir a verificação dos candidatos, realizando uma análise mais profunda do conteúdo presente nas redes sociais de cada participante.

A novidade é que na última sexta-feira (3), segundo informações do portal The Economic Times, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enviou um telegrama a embaixadas de todo o mundo com um plano piloto de análise mais aprofundada dos perfis de mídia social de estrangeiros que desejam visitar a Universidade Harvard, incluindo turistas. No telegrama, foi informado aos funcionários consulares dos EUA que a falta de presença online pode ser evidência suficiente para a negação do visto.


Como funciona o visto para o EUA para brasileiros

Cidadãos brasileiros que queiram entrar nos Estados Unidos precisam obter um visto, que nada mais é do que uma autorização para ingresso no país que será colocada em seu passaporte. O propósito da viagem e outros fatos determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA.

Para viagens a turismo, o visto que precisa ser solicitado é de não imigrante, na categoria B – vistos de visitantes. Esta categoria engloba pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos temporariamente para negócios (B1), incluindo participação de reuniões profissionais, ou a lazer, incluindo férias, visitas à família ou tratamento médico (B2). Ainda, é possível solicitar a combinação de ambos propósitos – o que chamamos de visto B1/B2 – e ambos serão válidos por, no máximo, dez anos.

Para saber como tirar o visto americano de turismo em 2025, leia essa matéria.


Comentário

Pelo que foi informado pelo The Economic Times, a orientação foi dada para estrangeiros que pretendem visitar Harvard. No entanto, caso você tenha uma entrevista de visto para turista agendada, é válido conferir se suas redes sociais estão abertas e ativas. Apesar disso, este não é o único fator considerado pelo consulado para emissão do visto, apenas um entre muitos.

O que acha da medida? Você é presente nas redes sociais? Nos conte nos comentários.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Viagem com milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.