fbpx

Etihad critica pilotos do A380 por pouso que viralizou na internet

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Viralizou nos últimos dias um vídeo de um A380 da Etihad pousando no Aeroporto de Londres (LHR) durante a passagem da tempestade Dennis. Devido ao ângulo de filmagem a impressão que temos é que a aeronave estava “flutuando” no ar em meios aos fortes ventos. Veja o vídeo:

A repercussão foi tanta que até a TV Globo comentou o pouso do gigante de 500 toneladas durante a última edição do Fantástico (veja aqui).


Críticas da própria Etihad

Enquanto centenas de pessoas ao redor do mundo elogiaram o pouso dos pilotos (portugueses, vale notar), o Departamento de Treinamento de Pilotos da Etihad tomou um rumo diferente e emitiu um “puxão de orelha” interno aos pilotos do quadrimotor.

A mensagem faz referência a “um video que saiu esta semana de um dos nossos A380’s pousando em meio a um forte vento de través em Londres” e foi enviada a um supervisor de treinamento da Etihad para a frota da Boeing (não me pergunte porquê Boeing). O comunicado diz:

“A visão oficial do Departamento de Treinamento é simples – NÃO É ISSO QUE QUEREMOS VER. Há momentos em que se deve abrir mão da aproximação em interesse da segurança.

Se você ver algo assim em um simulador de aeronaves seria algo como nota 1 para ambos os pilotos… Por favor, senhores, vamos ensinar nosso time a operar com segurança, mesmo que isso signifique mudar a missão”.

Com a viralização do vídeo acredito que possa ser natural essa repreensão por parte da companhia – que, definitivamente, não quer ter sua marca ligada a falta de segurança aérea.


Explicação Técnica

O Fernando do canal Aero Por Trás da Aviação postou um vídeo anteontem detalhando o seu ponto de vista – como piloto – sobre o ocorrido. Assista:


Qual a sua opinião sobre o assunto? O avião deveria ter sido arremetido? O pouso deveria ter sido executado? A companhia está certa em criticar seus pilotos pelo aterrissagem bem sucedida?

Compartilhe nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.