fbpx

EUA registram o maior número de vistos emitidos para brasileiros da história

Notícias

Por Equipe

Um levantamento realizado pela AG Immigration em parceria com o Departamento de Estado Americano mostrou que os EUA emitiram 79.212 vistos para cidadãos brasileiros em maio deste ano. Os números representam um aumento de 13% em relação a abril e é a maior média mensal desde 2017, ano em que as informações começaram a ser disponibilizadas mês a mês.

vistos americanos emissão

Desde que as atividades foram normalizadas nos consulados e na Embaixada americana, em novembro do ano passado, a demanda por vistos de turismo não para de crescer, mesmo com a variação cambial desfavorável”, declarou Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration.

No entanto, Felipe ressaltou que estas emissões não necessariamente dizem respeito a solicitações feitas em 2022. “Como os órgãos diplomáticos ficaram fechados durante quase dois anos para o público geral, em razão da pandemia, o acúmulo de pedidos é muito grande – e os oficiais consulares têm se esforçado bastante para dar conta do volume”, completou.


Alta demanda

Atualmente, o tempo de espera para se conseguir uma entrevista no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo é de 365 dias, ou seja, interessados em obter o visto de turismo precisam esperar um ano para saber se seu pedido será aprovado ou não.

Segundo informações da AG Immigration, o tempo de espera é ainda maior no Consulado do Rio de Janeiro, totalizando 465 dias. As cidades de Porto Alegre e Brasília também possuem uma demora acima de um ano, com, respectivamente, 384 e 381 dias. O menor tempo de espera está em Recife, com 307 dias.


Tipos de visto

Como de costume, o visto mais popular entre os brasileiros foi o de negócio e turismo (B1/B2), com 73.078 emissões. O número representa 92% das emissões e é reflexo da alta demanda dos brasileiros pelos EUA com a retomada do turismo e da flexibilização das medidas pós-pandemia.

De janeiro a abril, 315 mil brasileiros entraram nos EUA conforme divulgado pelo Departamento de Comércio, o que coloca o Brasil na quarta colocação entre as nações que mais enviaram visitantes para o país em 2022.

Veja abaixo os tipos de visto mais emitidos para brasileiros em maio de 2022:

vistos americanos emissão


Vistos diplomáticos

Em maio, a emissão de vistos diplomáticos tiveram um salto significativo em função da realização da Cúpula das Américas nos EUA, ocorrida em junho.

Vistos das classes A, C e G, destinados a embaixadores, ministros, diplomatas, oficiais governamentais, assim como seus familiares, assistentes e demais funcionários, registraram mais de 650 emissões em maio, uma alta de 78,5% sobre o mês anterior.


Vistos para níveis elevados de qualificação acadêmica

O levantamento também mostrou que a fuga de cérebros brasileiros continua em ritmo acelerado. Nos cinco primeiros meses de 2022, por exemplo, os EUA emitiram 1.514 vistos EB-1, EB-2 ou EB-3 para brasileiros.

Os vistos EB são destinados, em sua maioria, para indivíduos com elevados níveis de qualificação acadêmica e distintas carreiras profissionais. São pessoas, por exemplo, com mestrado e doutorado, altamente reconhecidas nacional e internacionalmente, com décadas de especialização e elevada produtividade acadêmica. Em outras palavras, trabalhadores altamente cobiçados pelas grandes economias.

Para fins de comparação, nos três anos anteriores, a emissão de vistos EB-1, EB-2 e EB-3 para brasileiros somou 1.695. Os números representam primeiros meses de 2022.


Você precisou solicitar ou renovar o visto americano esse ano? Como foi sua experiência?

Com informações da AG Immigration.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.