fbpx

Europa facilita entrada de turistas e deve liberar fronteiras para vacinados

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Embaixadores de países pertencentes à União Europeia decidiram facilitar a entrada de viajantes de países onde a situação com a pandemia esteja controlada. O acordo foi feito nesta quarta-feira (19) e deverá entrar em vigor no final do mês de maio e começo de junho, época que marca o início da temporada de verão no hemisfério norte. O bloco também estuda a permissão de entrada de todos os turistas que estão 100% vacinados.

Muitos apontam que a decisão de reabrir as fronteiras se deve à chegada do verão na Europa – época em que o turismo é bastante explorado. Portanto, a ideia é que viajantes estrangeiros de mais países possam entrar na União Europeia, com a esperança que isso possa impulsionar nas viagens e hotelarias – que não têm bons números desde 2019. Os embaixadores dos 27 países do bloco aprovaram uma proposta que facilita a entrada das pessoas através de dois critérios:

1. Permite a entrada de uma pessoa plenamente vacinada, desde que ela tenha recebido doses de imunizantes que têm a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

As vacinas permitidas pela União Europeia são as da AstraZeneca, Johnson&Johnson, Pfizer e Moderna. A Bélgica, contudo, recomenda que seus membros aceitem também pessoas já imunizadas com doses que receberam o aval emergencial da Organização Mundial da Saúde, o que englobaria também a chinesa Sinopharm, a decisão ainda está em debate. A OMS deverá decidir em breve sobre a concessão de um aval emergencial para a Sinovac e a Sputnik V, que também são avaliadas pela EMA.

2. Permite voos não essenciais de países cuja situação com a pandemia esteja sob controle.

O Conselho Europeu irá decidir quais os países de onde podem sair viajantes com base nos critérios epidemiológicos, chamada de “Lista Branca”. A regra inicial era de que poderiam entrar no bloco viajantes de países onde a taxa de infecção por 100 mil pessoas é de 25 nos últimos 14 dias. Um Executivo do bloco havia sugerido expandir essa regra para países com 100 casos por 100 mil pessoas, mas os chanceleres chegaram em um consenso de permitir a entrada de pessoas oriundas de países com 75 casos por 100 mil habitantes.


Brasil deve ficar de fora 

No momento, é difícil imaginar a permissão de voos não essenciais com passageiros não vacinados vindos do Brasil, porque aqui a taxa de casos por 100 mil habitantes é de 409, segundo dados informados pelo jornal O GLOBO. Visitantes não vacinados que passaram pelos Estados Unidos também deverão ser excluídos devido a relação de casos/100 mil habitantes, mas alguns diplomatas europeus indicam que os americanos totalmente vacinados (o que significa 47,6% da população adulta do país) não terão problemas para entrar, mas ainda não é certeza. Vale lembrar que o país americano aplica as doses da Moderna, da Pfizer-BioNTech e da Johnson, que são aprovadas pela EMA.

As nações que se enquadram na categoria de situação epidemiológica “segura” deverão ser divulgadas até o final da semana. Além da vacinação e dos casos por 100 mil habitantes, ainda deverá haver a combinação de outros fatores, como o número de testes PCR per capita, incidência de resultados positivos e critérios de entrada adotados por cada país do bloco. A lista europeia será revisada quinzenalmente e os viajantes autorizados poderão ser submetidos a testes no desembarque ou a quarentenas obrigatórias, a depender das regras de cada país.


Até o momento, não está definido se o turista deverá atender aos dois critérios, ou apenas um. Não se sabe, portanto, se brasileiros 100% vacinados serão aceitos em países da União Europeia. Mais informações devem surgir nos próximos dias.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.