A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa da Embraer no segmento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), assinou um Memorando de Entendimento com a Kenya Airways, por meio de sua subsidiária integral Fahari Aviation. Esta colaboração tem como objetivo desenvolver modelos operacionais para a ampla acessibilidade da Mobilidade Aérea Urbana em apoio aos principais mercados da Fahari.
A parceria irá desenvolver uma estratégia robusta para fornecer aos passageiros da Fahari Aviation uma opção de transporte sustentável, acessível e econômica. Estima-se que o uso do EVA (Electric Vertical Aircraft ou Aeronave Elétrica Vertical) do aeroporto para o centro da cidade pode reduzir as viagens convencionais em até 90%, transformando uma hora e meia de viagem em um voo de 6 minutos. Adicionalmente, a parceria estabelecerá uma base de conceitos e procedimentos para dimensionar a operação segura das aeronaves elétricas de decolagem e pousos verticais (eVTOL), também conhecidas no mercado como EVA .
Andre Stein, presidente & CEO da Eve, disse que eles estão entusiasmados com a nova parceira. “Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Kenya Airways para fornecer novas formas de mobilidade aérea para pessoas e carga em toda a região. A criação de soluções disruptivas e amplamente acessíveis de Mobilidade Aérea Urbana ajudará a democratizar a mobilidade, tornando-a mais acessível, econômica e oferecendo mais opções às comunidades”.
“Essa parceria promoverá estratégias de mobilidade de longo prazo em todo o país e região. Com o apoio de nossas aeronaves e serviços aeroespaciais e a abordagem inovadora da Kenya Airways para a mobilidade aérea, estamos animados em abrir esta região para acesso aéreo mais sustentável e amigável a todos”, finalizou.
A Fahari Aviation, divisão voltada a Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) da Kenya Airways que promove o uso seguro de UAS na região, será apoiada pela EVE no estabelecimento de sua rede UAM, contribuindo com a elaboração de requisitos para procedimento e ambiente operacional necessários para a Gestão do Tráfego Aéreo Urbano (UATM).
A parceria também permitirá que a Fahari Aviation apoie o processo de desenvolvimento de aeronaves e produtos da Eve, o que auxiliará a orientar a integração da UAM com todas as operações da Kenya Airways. O veículo totalmente elétrico da Eve foi projetado com a tecnologia da Embraer para ser acessível a todos, com baixo ruído e sem emissões de carbono. Totalmente adequado ao conceito de UAM, o veículo aproximará todos os viajantes tradicionais da aviação ao seu destino de forma eficiente e confortável.