A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), empresa da Embraer dedicada a produzir o eVTOL, e a Flapper, plataforma independente de aviação privada sob demanda, anunciaram uma parceria com o objetivo de desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina. O acordo servirá como prova de conceito para futuras operações regionais do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve.
A Eve espera fornecer à Flapper até 25.000 horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (Brasil), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia), e na Cidade do México (México). As partes planejam promover um sistema de reservas sob demanda para UAM, utilizando operações com helicópteros a fim de coletar dados para o futuro desenvolvimento da EVA. Este contrato tem o potencial de trazer até 25 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (EVA) da Eve para a plataforma da Flapper.
Para Andre Stein, presidente e CEO da Eve, o parceria é o ideal para a expansão da marca na América Latina. “O alcance regional da Flapper, combinado com sua disruptiva tecnologia sob demanda, torna a empresa um parceiro ideal para a expansão de nossas operações na América Latina. Isso, somado à operação do veículo aéreo de emissão zero da Eve, permitirá a democratização do mercado de UAM para novos parceiros e mercados-chave, como Brasil, México, Colômbia e Chile. Este é um alicerce importante para estender a liderança global da Eve no espaço UAM”.
A Eve revela uma proposta de valor única, oferecendo um conjunto de produtos e serviços agnósticos de UAM. Apoiada nos mais de 50 anos de experiência da Embraer na fabricação e certificação de aeronaves, a Eve oferece uma aeronave de emissão zero, baixo ruído e focado no usuário (community-friendly), com base em um design simples e intuitivo, centrado no ser humano. A Eve continua alcançando marcos relevantes de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e uma prova de conceito em outubro de 2020.
Paralelamente, o projeto de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) da Eve atingiu um novo marco em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Reino Unido para desenvolver um ambiente escalável necessário para hospedar os voos de UAM.
A implantação de aeronaves da Eve na rede Flapper está sujeita à celebração de contratos finais definitivos entre as partes.