Hoje, 07 de julho, o Passageiro de Primeira completa 14 anos de existência. Quatorze anos de uma jornada que começou como uma simples paixão, um hobby despretensioso, um “blog” onde eu escrevia sobre algo que amava — o universo da aviação, das viagens, das experiências em cabines premium, e especialmente, dos programas de fidelidade.
Naquela época, o mundo dos programas de milhagem ainda era praticamente desconhecido e inexplorado. Falar sobre acumular pontos, transferências estratégicas, resgates inteligentes e maximização de benefícios parecia algo técnico demais ou ainda desinteressante, afinal era restrito pra poucos né?
Mas eu acreditava que esse universo tinha um potencial transformador. Acreditei que, se as pessoas soubessem como navegar nesse universo, poderiam realizar sonhos. E deu certo!
E foi assim que nasceu o Passageiro de Primeira — com o propósito de democratizar o acesso à informação e tornar o impossível mais próximo de todos.
Jamais imaginei, naquele início “solitário” diante do computador, que aquele blog que me custou R$19,90 pra registrar, viraria o maior site da América Latina focado em programas de fidelidade, avaliações de cabines de primeira classe, executiva e salas VIP.
Muito menos imaginei que ele se tornaria referência para tantas pessoas, empresas e até para o próprio mercado. Ao longo desses anos, tive o privilégio de acompanhar — e de certa forma participar — do crescimento dos gigantes do setor de loyalty, que nasceram e evoluíram junto com a gente.
O que começou com um único “passageiro”, hoje é um universo. Somos milhões de leitores ao longo desses anos. Pessoas que aprenderam a viajar melhor, que voaram mais longe, que conheceram destinos dos sonhos e que realizaram objetivos antes considerados inalcançáveis. Ver tudo isso acontecer, saber que de alguma forma contribuímos para que alguém embarcasse no voo da vida com mais conforto, mais propósito e mais alegria, é a nossa maior recompensa.
E se tem algo que me emociona profundamente, é saber que nosso trabalho tem impacto real na vida das pessoas. Receber relatos de leitores que realizaram o sonho do primeiro voo internacional em classe executiva ou primeira classe, que proporcionaram experiências incríveis para suas famílias, que viveram momentos inesquecíveis usando o conhecimento que aprenderam conosco — isso não tem preço. Poder fazer parte da conquista de tantas histórias é, sem dúvida, um dos maiores prazeres da minha (incluindo o time do PP) vida profissional.
E olhando pra trás, vejo que um dos feitos que mais me orgulham ao longo dessa caminhada foi ter conseguido, com muita dedicação e consistência, democratizar o acesso às viagens em primeira classe e executiva no Brasil. Durante muito tempo, isso foi visto como algo exclusivo para milionários — um tabu, um luxo inatingível. Mostramos, com informação prática, exemplos reais e estratégia, que é possível sim viajar com conforto e excelência sem gastar uma fortuna. Que conhecimento e planejamento valem mais que status. E que todo mundo merece voar bem.
E é satisfatório pra nós também, ver também que, ao longo do tempo, muitas pessoas que chegaram depois, se inspiraram na minha história e do Passageiro de Primeira para criar seus próprios caminhos. É motivo de orgulho perceber como aquilo, que um dia nasceu como um blog de um menino sonhador, virou referência e motivou outros a empreenderem, compartilharem dicas e até transformarem isso em negócio. Afinal, basta abrir o Instagram hoje para ver a quantidade de posts patrocinados falando de milhas — então fico feliz por, de alguma forma, de ter sido pioneiro e ter ajudado a abrir essas portas e mostrar que existe espaço para todos que têm propósito.
A agora vou falar com vocês leitores, que ao longo desses 14 anos, aprendi — e continuo aprendendo — muito! Foram as críticas, os conselhos, os elogios sinceros e os feedbacks construtivos que nos ajudaram a crescer, melhorar e evoluir. E sim, eu sei que o site mudou ao longo do tempo. Os reviews, que por tanto tempo foram marca registrada do Passageiro de Primeira, passaram a ter um espaço menor por aqui. Mas quero que saibam que isso nunca alterou nossa essência: seguimos firmes no nosso propósito de ajudar vocês a viajarem melhor, com mais conforto, mais inteligência e, sempre que possível, na “primeira classe” da vida. E para quem sente falta das avaliações das cabines, vocês podem me acompanhar diariamente no meu Instagram (@fabiovilela) — pois lá que continuo compartilhando, em tempo real, cada detalhe das experiências a bordo.
Não posso deixar de expressar minha profunda gratidão ao Alê, meu sócio, que ao longo dessa trajetória esteve ao meu lado dividindo sonhos, responsabilidades, desafios e conquistas. Juntos, conseguimos expandir o Passageiro de Primeira muito além do que um dia imaginei — e esse crescimento só foi possível com a confiança, visão, amizade e parceria que construímos ao longo dos anos.
Agradeço também à nossa equipe — talentosíssimos profissionais que fazem tudo acontecer nos bastidores com dedicação, competência e paixão. São eles que, diariamente, entregam o melhor conteúdo e as melhores experiências, não apenas no Passageiro de Primeira, mas também na Travel.com.br, na Universidade das Milhas e no nosso Grupo de Alertas. Sem vocês, nada disso seria possível. Obrigado por embarcarem nesse “”voo comigo e darem o seu melhor todos os dias.
E claro, como em qualquer jornada longa, também houveram turbulências. Passei por momentos difíceis, especialmente com minha saúde, que exigiram de mim mais do que força física — exigiram resiliência, fé e coragem. Mesmo diante dos desafios mais delicados, jamais pensei em desistir. Pelo contrário, foram justamente nesses momentos que encontrei ainda mais razões para continuar. Porque quando se faz algo com propósito, nenhum obstáculo é grande o suficiente para nos desanimar ou nos fazer parar.
E por fim, e acima de tudo, minha gratidão é a Deus. Porque Ele não plantaria um sonho no meu coração que eu não fosse capaz de realizar. Tudo que construímos até aqui é fruto de trabalho, dedicação e, principalmente, da graça e da direção dele em cada passo dessa minha/nossa caminhada.
Quanta coisa aconteceu! Ao longo desses 14 anos, enfrentamos várias mudanças no mercado, novas tecnologias, novos programas, transformações profundas no comportamento dos viajantes — e seguimos sempre em frente, com a mesma essência: ajudar as pessoas a sonharem mais alto!
O Passageiro de Primeira é, antes de tudo, um reflexo dos sonhos de quem acredita que voar é mais do que se mover de um ponto ao outro — e sim viver intensamente o que cada milha pode te proporcionar, afinal um caviar e champagne a bordo é sempre uma boa opção né non?
Seguimos juntos pessoal, decolando para os próximos anos de história!
Esta comemoração é NOSSA, sempre!
Minha eterna gratidão <3
Fabio Vilela