A partir do próximo dia 1º de outubro, turistas vacinados com 2 doses contra a COVID-19 poderão visitar a ilha de Fernando de Noronha sem precisarem apresentar um exame RT-PCR. Como a ilha já vacinou 100% da sua população com 2 doses, a flexibilização das restrições de entrada avançou.
Protocolo para turistas adultos que receberam 2 doses de vacina contra a COVID-19
Turistas vacinados com 2 doses de vacina contra a COVID-19 (a última dose deve ter sido aplicada mais de 21 dias antes da viagem) poderão entrar em Fernando de Noronha apresentando apenas um certificado de vacinação digital. A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através do ConecteSUS, Conecta Recife ou Passe Verde.
Protocolo para turistas adultos que receberam apenas 1 dose de vacina contra a COVID-19
Turistas vacinados com apenas 1 dose de vacina contra a COVID-19 poderão entrar em Fernando de Noronha apresentando um certificado de vacinação digital e mais um dos seguintes exames:
- RT-PCR realizado no máximo 48 horas antes do embarque;
- IgG por sorologia, realizado em laboratório;
- Exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório.
Observação importante: exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos.
A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através do ConecteSUS, Conecta Recife ou Passe Verde.
Protocolo para crianças e adolescentes – 0 a 17 anos
As crianças e adolescentes foram divididos em 3 faixas etárias, cada qual com um protocolo diferente, conforme será exposto a seguir.
Crianças de 0 a 6 anos de idade
Nessa faixa etária, as crianças não precisam apresentar exames relativo à COVID-19.
Crianças de 7 a 11 anos
Já nessa faixa etária, as crianças devem apresentar um resultado negativo do exame RT-PCR, realizado no máximo 48 horas antes do embarque, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório.
Crianças e adolescentes entre 12 anos e 17 anos
Dentro dessa faixa etária, se as crianças e adolescentes não tomaram a vacina, elas devem apresentar os mesmos exames exigidos para crianças de 7 a 11 anos. Caso tenham sido vacinados, o protocolo será o mesmo adotado para adultos, conforme citado mais acima neste post.
Exame de saída
Atualmente, ao sair de Fernando de Noronha há uma testagem de 30% dos passageiros de cada voo, buscando eventualmente identificar passageiros com COVID-19. A partir de 1º de outubro, esse exame de saída não será mais exigido.
Protocolo a partir de 1º de dezembro
A partir de 1º de dezembro, apenas será aceita a carteira de vacinação que comprove a aplicação de duas doses de vacina contra a COVID-19.
O que achou da novidade? Pensa em visitar Fernando de Noronha após a flexibilização das restrições?