Má notícia para os frequentadores do Aeroporto de Congonhas (CGH). Em comunicado enviado ontem (15) por email a seus clientes, a Azul confirmou que, por determinação da administradora aeroportuária, o Advantage VIP Lounge cessará as suas atividades a partir de 1º de junho. Com este anúncio, o aeroporto passará a contar somente com Coworking BRB Congonhas e Bradesco Cartões Lounge de salas VIP, ambas localizadas fora e dentro da área segura, respectivamente. Confira mais detalhes nesta matéria.
Comunicado Oficial
Em nota ao PP, a Advantage VIP Lounge informou que está em negociações para continuar sua operação no aeroporto da capital paulista e que qualquer nova alteração será comunicada oportunamente.
Por este motivo, a Advantage e o Azul Fidelidade esclarecem que suspenderão temporariamente a parceria de acesso à sala VIP de Congonhas (SP) a partir de 1º de junho.
Possível fim das operações do Advantage VIP Lounge
Conforme comunicado de ontem (15) pela Azul a seus clientes, o Advantage VIP Lounge, por determinação da administradora aeroportuária do Aeroporto de Congonhas (CGH), cessará as suas operações a partir de 1º de junho. Veja abaixo o email enviado:
Entramos em contato para um posicionamento oficial da Administração do Aeroporto de Congonhas e do Grupo Advantage, porém, até o momento, não foi confirmado se o encerramento será permanente ou não. Neste caso, diante do fim das operações, restarão, no Aeroporto de Congonhas (CGH), ainda duas salas VIP para aguardar o voo: Coworking BRB Congonhas, no Lado Terra, e Bradesco Cartões Lounge, em frente ao portão 5 na área de embarque doméstico.
Com isso, os passageiros que contam tão somente com Priority Pass e LoungeKey passarão a não ter mais acesso a sala VIP no aeroporto, restando o Espaço Singu para o uso dos programas. Cabe, ainda, lembrar que a medida afeta também os clientes com status Diamante no programa Azul Fidelidade, além de portadores dos cartões Azul Itaú Visa Infinite e Platinum, cuja parceria com o Advantage VIP Lounge havia se iniciado em setembro do ano passado.
Outros passageiros que serão bastante impactados com a notícia são os portadores de cartões de alta renda, como BRB DUX Visa, Bradesco Visa Aeternum, Banco do Brasil Altus, Santander Unlimited e Sicoob Mastercard Black Merit, uma vez que contavam, desde o ano passado, com um ambiente reservado chamado de Espaço Plus+ no Advantage VIP Lounge. Com o fim de suas operações, eles também ficarão sem espaço exclusivo, mas, a depender do cartão, poderão acessar as demais salas sem quaisquer problemas.
Projeto para melhorias no Aeroporto de Congonhas
Em março desde ano, a AENA anunciou um plano de ampliação e modernização para o Aeroporto de Congonhas, o que poderá, de maneira direta, impactar positivamente nas soluções para as salas VIP. Isto porque, com o fechamento do Advantage VIP Lounge, um dos principais aeroportos do país, cujo fluxo chegará a até 29,5 milhões de passageiros ao ano após a conclusão do projeto, ficará deficitário no que diz respeito aos lounges.
Mais de R$ 2 bilhões serão aplicados no aeródromo da capital paulista, que vai ganhar um novo terminal com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. Passará a dispor também de 20 mil m² para áreas comerciais e, com esta ampliação, Congonhas poderá ter uma oferta aprimorada de serviços aos passageiros, que inclui mix de lojas renovado, novas salas VIP com muito mais conforto, além de locais para escritórios e salas empresariais.
Com a conclusão final prevista até junho de 2028, a Aena conta com diversos outros projetos a serem implementados ainda em 2024 para melhor a experiência do passageiro no curto prazo. Entre as ações imediatas, estão o reordenamento das vias e meios-fios, implantação de bolsão para carros de aplicativo e praça pick-up para embarque de passageiros. Com o fechamento do Advantage VIP Lounge, a expectativa é que, dentre estas medidas mais urgentes, esteja também a inauguração de mais salas VIP.
Comentário
Má notícia para a maioria dos passageiros do Aeroporto de Congonhas (CGH). Com o fechamento do Advantage VIP Lounge a partit de 1º de junho, não somente os portadores com acesso ao Priority Pass e Lounge Key ficarão sem acesso a qualquer espaço dentro do aeroporto, como também os portadores de cartões ultra-high perdem o seu lounge exclusivo. Neste sentido, também serão impactados os clientes com status Diamante no programa Azul Fidelidade, além dos portadores dos cartões Azul Itaú Visa Infinite e Platinum, que tinham acesso ilimitado à sala VIP em Congonhas.
Conforme sinalizamos no texto, os espaços Coworking BRB Congonhas e Bradesco Cartões Lounge continuarão funcionando, mas o acesso é permitido tão somente aos portadores de cartões elegíveis dos respectivos bancos ou, no caso do BRB, por meio do Visa Airport Companion (VAC). Deste modo, caso seja frequentador assíduo do Aeroporto de Congonhas e utilizava o Advantage VIP Lounge para aguardar o voo com mais conforto, é importante buscar alternativas para acessar as demais salas que continuam em operação. No entanto, fica o alerta: em ambas, costumam ter filas de espera.
Por fim, vale lembrar que é esperado que a AENA, responsável pelo projeto de modernização, traga soluções mais rápidas no que diz respeito às salas VIP, visto que, com o encerramento do Advantage VIP Lounge, o aeroporto ficará bastante deficitário neste sentido.
O que achou da notícia? Será impactado com o possível fim das operações do Advantage VIP Lounge? Vale frisar que o PP entrou em contato com a administração do Aeroporto de Congonhas e com o Grupo Advantage para um posicionamento oficial. Assim que obtivermos novidades a respeito do assunto, uma atualização será publicada.