A Finnair, companhia aérea finlandesa, sinalizou seu interesse pela aviação elétrica assinando uma Carta de Interesse para a aquisição da aeronave elétrica ES-19 elétrica da Heart Aerospace, que está atualmente em desenvolvimento.
Um futuro mais sustentável
É fato que a indústria da aviação precisará se tornar mais sustentável no futuro se quiser sobreviver. A Finnair está tomando a frente nesse setor ao assinar uma Carta de Intenção para poder adquirir até 20 das novas aeronaves elétricas Heart Aerospace ES-19 de 19 lugares, para uso nas rotas curtas da companhia aérea. De acordo com a Heart Aerospace, a aeronave deverá estar disponível para os primeiros voos comerciais em 2026.
Anne Larilahti, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Finnair, que a “Finnair acredita que a aviação elétrica será uma das ferramentas para o futuro da aviação. Ajudará a promover uma aviação responsável e sustentável, especialmente em rotas curtas, em uma era em que as mudanças climáticas vão dominar cada vez mais a agenda. Queremos estar ativamente envolvidos no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que permitam voos neutros em carbono.”
Aeronave elétrica cada vez mais próxima
Desde 2019, a Finnair faz parte da iniciativa Nordic Electric Aviation para impulsionar o desenvolvimento do voo elétrico, com foco na padronização da infraestrutura elétrica aérea nos países nórdicos; desenvolver modelos de negócios para conectividade regional ponto a ponto; desenvolvimento de tecnologia de aeronaves para as condições climáticas nórdicas; e a criação de uma plataforma para colaborações europeias e globais.
A Finnair está empenhada em reduzir pela metade suas emissões líquidas de CO2 até o final de 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em 2045.
Entre a gama de medidas necessárias para alcançar isso estão melhorar a eficiência do combustível, reduzir o peso da aeronave, combinar diferentes modos de transporte, comércio de emissões e combustíveis de aviação sustentáveis.
Apesar disso, a aeronave com apenas 19 lugares é apenas um pequeno passo em direção a um futuro sustentável. Uma mudança mais profunda no setor vai demandar aeronaves bem maiores que reduzam ainda mais os níveis de emissão de poluentes, ou mesmo que sejam elétricas, o que parece estar longe de acontecer.
E você, como vê o futuro da aviação sendo mais sustentável?