A Finnair utilizou biocombustível em um voo experimental ligando São Francisco, na Califórnia, à Helsinque, capital finlandesa. Os testes ocorreram no dia 5 e 7 de agosto, ambos saindo dos Estados Unidos.
Em nova campanha apelidada de Push For Change (Pressione Para Mudar, em português), a empresa utilizou 12% do biocombustível misturado com o combustível tradicional. Apesar de ser pouco, os 12% contribuíram para uma redução total de 32 toneladas de CO2 emitido, segundo a companhia.
We will fly our 1st #biofuel flights backed by the Push for change initiative this week. Both flights from SFO to HEL will be flown with a biofuel mix of 12%, reducing total CO2 emissions by 32 tons. We want to thank all customers who made this possible! https://t.co/x4un9zUCpm pic.twitter.com/vUEr4c9H39
— Finnair (@Finnair) August 5, 2019
Para a realização do voo, a Finnair contou com parcerias entre a SkyNRG e a World Energy. Contudo, quem forneceu apoio logístico foi a Shell. O biocombustível é produzido a partir do óleo de cozinha utilizado na Califórnia, que não pode mais ser reutilizado para culinária ou indústria agrícola.
Informações adicionais sobre a iniciativa Push for Change da Finnair, incluindo as opções para compra de biocombustível para vôos futuros, bem como a compensação das emissões de carbono por meio de projetos certificados, podem ser encontradas no site da Push For Change, ou em finnair.com.