Para quem me acompanha nas redes sociais (Facebook e Instagram) viu que eu dei uma pausa na viagem para fazer um bate-volta em São Paulo por um motivo muito importante – Conhecer e voar no A350XWB – que é a aeronave que a TAM vai começar a receber a partir do final deste ano – um total de 27.
O evento aconteceu no Terminal 4 no Aeroporto de Guarulhos e contou com a presidente da TAM Linhas Áereas, representantes da Airbus e da GRU Airport e outras personalidades.
O primeiro A350 XWB das Américas vai pertencer à TAM Linhas Aéreas e já está com suas rotas traçadas. A aeronave, que tem previsão de chegar ao Brasil em dezembro deste ano, vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente, voando na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).
“Escolhemos São Paulo/Guarulhos – Manaus como a rota inaugural do A350 XWB para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.
Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio da aeronave, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo. Esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade (comunalidade) entre as linhas de produtos da Airbus. Essa semelhança inclusive facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.
Depois de uma breve apresentação e discurso embarcamos para conhecer a aeronave e fazer o vôo de demonstração. (OBS: O cartão de embarque era somente para dar acesso à area segura e poder embarcar – ignorem a rota e assento)
O avião estava estacionado no pátio do T4 em Guarulhos, onde opera a Passaredo e Azul. Uma pena que estava nublado por isto as fotos não ficaram tão bacanas.
Nosso embarque com a presidente da TAM Linhas Aéreas e representantes da Airbus – Quanta honra foi fazer parte deste vôo!
Vejam um mapa de aeronave:
Construída com avançados materiais compostos, que são mais leves, eficientes e econômicos, a fuselagem mais ampla do A350 XWB possibilitará uma experiência de viagem ainda mais confortável. O novo modelo de aeronave da TAM estará configurado para atender os diferentes perfis de passageiros e terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business, que reclinam até 180 graus (full flat). Com nove assentos de 45,72 cm de largura por fileira na Classe Econômica, os clientes terão mais espaço, janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.
OBS: A classe executiva deste modelo é apenas de demonstração da fabricante. A business da TAM já foi escolhida e vocês conferem com exclusividade neste meu post aqui.
Business Class
Esta é a mesma business usadas em muitas cias como Iberia, Etihad, Air Berlin e até no novo interior da Azul.
Eu particularmente não sou muito fã pois acho ela estreita e apertada.
As janelas deste avião são maiores que dos demais proporcionando uma vista melhor da paisagem.
Econômica
A coach é no layout 3-3-3 (o mesmo do B787).
Cockpit
Crew Rest
O descanso da tripulação fica em cima da galley traseira e conta com 5 camas.
Controle de operações
Durante a decolagem fiquei logo atrás do controle de operações – que são estes computadores com dois funcionários analisando e monitorando as funções do avião – Um máximo!
Vejam o vídeo da decolagem que postei no Facebook.
Taking off! Quando vale a pena sair do assento da business para decolar do centro de operações do A350XWB da Airbus. Oportunidade incrível!Já estamos voando e o vôo oferece wifi!
Posted by Passageiro de Primeira on Tuesday, July 7, 2015
Nosso trajeto foi relativamente curto, fomos até Curitiba e voltamos e foi o máximo poder voar nesta máquina. Durante o vôo teve um pequeno serviço de bordo com comissárias da TAM e tripulação da Airbus.
Há 3 câmeras na fuselagem que te permite ter uma visão externa. Eu filmei nosso pouso, vejam:
Pousando em GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo hoje depois do nosso vôo de demonstração e acompanhando tudo através da camera do A350XWB direto da tela do meu assento. – with Airbus.
Posted by Passageiro de Primeira on Tuesday, July 7, 2015
Não posso deixar aqui de agradecer à Airbus e a TAM pelo convite e dizer que foi uma experiência única participar deste momento tão importante e crucial para ambas as cias!
No A350 XWB, os passageiros poderão desfrutar de um voo ainda mais relaxante e sentirão menos cansaço, mesmo após longas viagens. O ar dentro da cabine é totalmente renovado a cada dois ou três minutos e mantido na temperatura ideal. O Airbus A350 XWB também emite até 25% menos gases que geram efeito estufa do que outros aviões utilizados pela indústria em voos de longo curso.
O A350 XWB reúne o mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas, resultando em custos operacionais (incluindo consumo de combustível) 25% menores. Essa aeronave é produzida com mais de 70% de materiais compostos, titânio e ligas de alumínio, resultando em um avião mais leve, eficiente e resistente à corrosão e à fadiga.
E aí gostaram?