fbpx

Ganhe upgrade de categoria na Smiles com a promoção da Aeromexico

Notícias Promoções Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

Mais cedo publicamos uma promoção em classe executiva da Aeromexico para Cancún com bilhetes a partir de R$4.121 ida e volta. Essa passagem não é boa apenas pela oportunidade de experimentar a Classe Premier da companhia no Boeing 787 Dreamliner, mas também para garantir um upgrade de categoria na Smiles.


Qual categoria vou atingir?

Antes de começar, devo mencionar que essa dica só é válida para quem se qualifica na Smiles através de Milhas Qualificáveis. Quem estiver em processo de qualificação através de Trechos Qualificáveis pode não conseguir o upgrade de categoria.

Com a compra dessa passagem:

  • Quem não tem status atualmente vai virar Prata;
  • Quem tem status Prata vai virar Ouro;
  • Quem tem status Ouro ficará “na boca do gol” para Diamante.

Vamos a Mecânica de Qualificação!


Passo 1.

A vigente promoção da Aeromexico tem passagens para Cancún a partir R$4.121 ida e volta em classe executiva. Os trechos são os seguintes:

  • GRU x MEX – trecho operado no B787 Dreamliner*
  • MEX x CUN – trecho operado no B737
  • CUN x MEX – trecho operado no B737
  • MEX x GRU – trecho operado no B787 Dreamliner*

*Há operações para São Paulo com o B787-8 e B787-9.


Passo 2.

Agora vamos fazer o cálculo da distância total em milhas de todos os trechos. Para isso, utilizamos o Great Circle Mapper (veja o tutorial aqui).

Vamos ao resultado:

  • GRU x MEX – 4.612 milhas
  • MEX x CUN – 799 milhas
  • CUN x MEX – 799 milhas
  • MEX x GRU – 4.612 milhas

A distância total a percorrer será então de 10.823 milhas.


Passo 3.

A próxima etapa é verificar a classe tarifária dos bilhetes comercializados nessa promoção da Aeromexico. Para isso, utilizamos a Matrix do ITA (veja o tutorial aqui).

Encontrei a classe tarifária (I) para estes bilhetes, conforme escrito no canto direito da imagem acima.


Passo 4.

Agora vamos buscar informações dessa classe tarifária na página da Aeromexico dentro do site da Smiles.

Nessa imagem observamos que:

  • A classe tarifária (I) é elegível a um acúmulo de 150% da distância total voada. Porém, Milhas Qualificáveis são restritas a um acúmulo de até 100% da distância. 
  • Se você já tem status na Smiles poderá ganhar ainda um bônus entre 25% e 100% – este bônus não é importante pra nós, já que não conta como Milhas Qualificáveis.

Passo 5.

Com base nos valores que encontramos, precisamos analisar quantas Milhas Qualificáveis a compra dessa passagem vai gerar.

  1. Distância total percorrida: 10.823 milhas;
  2. Classe tarifária: (I);
  3. Percentual elegível a acúmulo de milhas: 150% (até 100% entra como qualificável, 50% entra entra como bônus de cabine).

Logo, esta passagem vai render um total de 10.823 Milhas Qualificáveis (100%) + 5.411 como bônus de cabine (50%). Se você já tem status na Smiles, poderá ganhar ainda o bônus de categoria.

  • Quem já é Prata tem + 25% de bônus: 2.705
  • Quem já é Ouro tem + 50% de bônus: 5.411
  • Quem já é Diamante tem + 100% de bônus: 10.823

Passo 6.

Vamos analisar agora os critérios de qualificação na Smiles baseados em Milhas Qualificáveis.

  • Smiles Prata – 10.000 Milhas Qualificáveis
  • Smiles Ouro – 18.000 Milhas Qualificáveis
  • Smiles Diamante – 30.000 Milhas Qualificáveis 

Como vamos gerar 10.823 Milhas Qualificáveis com essa passagem, logo:

  • Quem não tem status na Smiles receberá um upgrade para a categoria Prata.
  • Quem tem status Prata receberá um upgrade para a categoria Ouro.
  • Quem tem status Ouro ficará muito perto da categoria Diamante.

Mas por que eu consigo o upgrade?

Porque você precisa de 10.000 Milhas Qualificáveis para atingir a categoria Prata. E mais 8.000 Milhas Qualificáveis entre Prata e Ouro. Como nós conseguiremos 10.823 milhas voando com a Aeromexico, o upgrade de categoria será garantido para clientes sem status, ou clientes com status Prata.

Quem tem status Ouro já acumulou no mínimo 18.000 Milhas Qualificáveis, com mais 10.823 milhas desse bilhete, terá quase o total necessário (30.000 milhas) para se qualificar como Diamante. Uma curta viagem até o final do ano resolve o problema!

Isso – claro – se você se qualifica na Smiles através de Milhas Qualificáveis e não Trechos Qualificáveis, como foi dito no início do texto.


Vale a pena?

Se você não tem status na Smiles ou sua categoria é a Prata, sim, vale a pena. O upgrade de categoria será garantido nestes casos. Se você tem status Ouro, é algo a se pensar. Este pode ser o “empurrão final” que você precisa para chegar a categoria Diamante.

Pensando na viagem, serão dois trechos operados no B787 Dreamliner da Aeromexico. Esse trecho leva quase 10 horas de duração. Para quem gosta, pode ser uma excelente oportunidade de testar o produto por um preço justo. A classe executiva da Aeromexico no 787-9 tem o layout 1-2-1, e no 787-8 o layout 2-2-2. A companhia opera as duas variantes do Dreamliner para o Brasil.


Comentário

Muitas vezes em uma corrida de qualificação temos que incluir trechos em classe econômica para atingir o nosso objetivo. Com essa dica, existe a possibilidade de se qualificar voando em classe executiva. E aproveitar de vários benefícios como mala gratuita, antecipação de voo, acesso a salas VIPs e mais, até março de 2021.

É válido lembrar ainda que você pode utilizar essa passagem para se qualificar no SkyMiles, da Delta, ou qualquer programa de fidelidade da SkyTeam.

Se você pensa em aproveitar, clique aqui para conferir as ofertas da Aeromexico.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.