A partir de 1º de dezembro de 2025, a GOL passará a ligar diariamente o Rio de Janeiro (GIG) a Macapá (MCP), com escala em Belém (BEL). O novo voo busca atender à crescente demanda de negócios e lazer entre o Sudeste e o Norte do país, além de reforçar a conectividade entre Pará e Amapá.
“Essa nova rota é mais um passo na nossa missão de aproximar a Região Norte do restante do país. Ampliar a conectividade aérea significa fortalecer o turismo, atrair investimentos, gerar emprego e renda”, destacou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Frequências e horários dos voos
Rio de Janeiro (GIG) x Macapá (MCP)
Dias de operação: segunda a domingo
Horário de saída: 8h30
Escala em Belém (BEL)
Horário de chegada em Macapá: 13h45
Macapá (MCP) x Rio de Janeiro (GIG)
Dias de operação: segunda a domingo
Horário de saída: 15h10
Escala em Belém (BEL)
Horário de chegada no Rio: 20h45
Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737 MAX 8, que acomodam até 186 passageiros.
Um novo potencial
O anúncio também foi celebrado por autoridades ligadas ao turismo. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a nova rota reforça o potencial da Região Norte para atrair visitantes internacionais: “Conectar destinos nacionais é um estímulo também para o turismo internacional. Incentivar o crescimento do fluxo de turistas estrangeiros movimenta a nossa economia e reafirma o turismo como uma indústria sustentável que gera emprego e renda.”
No plano regional, a novidade foi recebida como uma conquista histórica. O senador Davi Alcolumbre ressaltou que “a inauguração deste voo é mais uma prova de que o Amapá está cada vez mais integrado ao cenário nacional”, destacando eventos como a Expofeira e o Réveillon da Amazônia como atrativos que se fortalecem com a conectividade.
Celebração no Amapá
Já o governador do Amapá, Clécio Luís Vilhena Vieira, reforçou o impacto social: “Essa conquista representa muito mais do que um novo destino: é a consolidação dos esforços para conectar o Amapá ao turismo nacional e internacional, abrindo ainda mais as portas para que visitantes descubram as riquezas da nossa terra.”
Por parte da companhia aérea, o diretor executivo de Planejamento da GOL, Rafael Araújo, lembrou que a integração com Belém também é estratégica: “Estamos muito entusiasmados em expandir a malha aérea no Norte do Brasil, especialmente entre duas cidades que têm uma forte demanda entre si, Macapá e Belém, conectando-as ao nosso centro de operações no Rio de Janeiro.”
Conheça Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, carinhosamente chamado de “Cidade Maravilhosa“, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. O apelido não é à toa – a cidade entrega belezas deslumbrantes a cada esquina, com suas montanhas imponentes, praias icônicas e uma paisagem urbana vibrante que fascina. Cada pôr do sol no horizonte é um espetáculo à parte, refletindo nas águas cristalinas e criando um cenário inesquecível. Ah! O Rio de Janeiro continua mesmo lindo…
Do Leme ao Pontal, o Rio conta com beleza natural e a energia contagiante de seus habitantes. Esse é um dos motivos pelos quais a cidade é um destino que deixa uma marca profunda em quem a visita, sempre querendo voltar. Cada experiência é marcante, desde uma caminhada nas praias até um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, tudo contribui para a riqueza de momentos que se guardam para sempre na memória.
Para continuar lendo sobre o Rio de Janeiro, acesse o conteúdo completo na Travel.
Comentário
A nova rota da GOL entre Rio de Janeiro, Belém e Macapá reforça a estratégia da companhia de ampliar a conectividade com a Região Norte, atendendo tanto à demanda corporativa quanto ao turismo.
Além de facilitar o deslocamento entre capitais, a operação com o Boeing 737 MAX 8 também melhora a integração do Amapá com o restante do país. Para o passageiro, a novidade representa mais opções de horários e conexões, enquanto para a malha aérea nacional, reforça o papel de hubs estratégicos como o Galeão e Belém.