Mais facilidade no pagamento! O Google anunciou que, em breve, os usuários brasileiros poderão fazer transferências utilizando o Pix no Google Pay, a carteira digital da empresa. A conexão será feita através do Open Finance, o sistema aberto do Banco Central. Saiba mais!
Novidade para usuários do Google Pay
Em breve, quem utiliza o Google Play, a carteira digital dos dispositivos Android e no navegadores Google Chrome, vai poder adicionar o Pix como forma de pagamento de transferências, utilizando conexão feita pelo Open Finance, sistema aberto do Banco Central. O processamento das transações é feito pelos bancos digitais C6 e PicPay, que são parceiras da empresa.
Será possível cadastrar contas de diferentes instituições financeiras na carteira do Google, além de geri-las, como é feito atualmente com os cartões de crédito e débito. Com isso, será possível pagar usando chave Pix, Código QR e Pix Copia e Cola, e também fazer pagamentos em máquinas de cartão que processam Pix.
O Google Pay obteve uma licença de iniciador de pagamento no final de 2022, junto ao Banco Central e, no ano passado, entrou para a lista de participantes do Pix. A empresa afirmou que o lançamento do Pix no Google Pay será feita por fases, e que haverá uma verificação de identidade dos usuários, que vão precisar ter o aplicativo da instituição financeira instalado no mesmo aparelho.
Pix por aproximação
O Pix nas carteiras digitais é uma forma prática de fazer pagamentos, já que permite que ele seja feito por aproximação. Na visão do mercado, isso deve ampliar o uso dessa forma de pagamento no mundo físico. Recentemente, o Itaú Unibanco anunciou que terá Pix por aproximação a partir de outubro.
A modalidade só passou a ser permitida efetivamente no começo de julho, depois que o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional publicaram regras que facilitam as transações através do Iniciador de Pagamentos. Esse é um serviço viabilizado pelo Open Finance e Pix, que permite que o usuário realize pagamentos e transferências digitais, utilizando saldos que tem em outros bancos a partir de um único canal.
Comentário
Essa notícia é muito boa, uma vez que não só demonstra que teremos mais uma opção de pagamento digital rápido e prático, mas também que, em breve, outras instituições e empresas vão adotar o Pix por aproximação como forma de pagamento. Lembrando que, há pouco tempo, o Google Pay começou a aceitar os cartões Sicredi em sua carteira digital.
E você, vai aproveitar a novidade? Se quiser saber mais sobre o Pix por aproximação, veja o site do Banco Central.