fbpx

Governo do Catar suspende temporariamente a entrada de viajantes de 14 países

Notícias

Por Dérek Arakaki

O governo do Catar anunciou que está suspendendo temporariamente a entrada de viajantes de 14 países a partir de hoje (9). A decisão é uma medida preventiva devido à disseminação do COVID-19 em todo o mundo.

A decisão impacta todos os indivíduos vindos dos países da lista abaixo, que pretendem entrar no Catar, incluindo vistos de chegada, portadores do QID ou que possuam vistos de permissão de trabalho e visitantes temporários. Passageiros em conexão ainda podem acessar o aeroporto.

  • Bangladesh
  • China
  • Egito
  • Índia
  • Irã
  • Iraque
  • Líbano
  • Nepal
  • Paquistão
  • Filipinas
  • Coréia do Sul
  • Sri Lanka
  • Síria
  • Tailândia

O Estado do Catar ainda solicita a todos os cidadãos e residentes que evitem todas as viagens, exceto as essenciais, neste momento.

O governo ainda afirma que essas medidas de precaução estão sujeitas a atualizações adicionais com base nas orientações mais recentes das autoridades nacionais de saúde e organizações internacionais sobre a disseminação do coronavírus, a fim de garantir a segurança de todos os residentes do estado do Catar.


Nota da Qatar Airways

A principal companhia do país, a Qatar Airways, divulgou uma nota em seu site informando sobre a decisão.

Entrada no Catar

Sob a orientação das autoridades governamentais do Estado do Catar, como medida preventiva para limitar a disseminação do Coronavírus, a entrada no Catar está temporariamente suspensa para todos os que viajam dos seguintes países: Bangladesh, China, Egito, Índia, Irã, Iraque, Líbano, Nepal, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Sri Lanka, Síria e Tailândia. Somente pessoas com conexões através do Aeroporto Internacional de Hamad são aceitas para viagens.

Em relação aos passageiros que viajam da Itália, somente aqueles com conexões pelo Aeroporto Internacional de Hamad são aceitos para viajar. Os nacionais do Catar e aqueles que possuem uma Autorização de Residência no Catar estão isentos da decisão mencionada acima, no entanto, esses passageiros serão solicitados a permanecer em uma instalação de quarentena por 14 dias, de acordo com as medidas da Organização Mundial da Saúde.

Todos os passageiros que chegarem de Hong Kong, Japão e Singapura passarão por uma checagem e os que apresentarem sintomas da doença serão levados para testes adicionais. Os passageiros que retornarem resultados positivos serão admitidos nos centros de tratamento de acordo com as medidas do Ministério da Saúde Pública.

De acordo com a circular da Autoridade de Aviação Civil do Catar (QCAA) relativa à prevenção da propagação do Coronavírus, a Qatar Airways é proibida de transportar todos os passageiros do Egito por qualquer ponto intermediário, incluindo aqueles que possuem uma Autorização de Residência no Catar. Cidadãos do Catar estão isentos da decisão mencionada acima, no entanto, será solicitado que permaneçam em quarentena por 14 dias, de acordo com as medidas da Organização Mundial da Saúde.

Stopover no Qatar

Estamos suspendendo temporariamente o serviço de stopover em Doha para fins de conexão. Os passageiros em conexões não terão permissão para deixar o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA).

Sentimos em informar aos nossos clientes que todas as reservas atuais com stopover serão canceladas. Será oferecido um reembolso total, e suporte para planejar viagens alternativas com a Qatar Airways.


Comentário

Apesar da lista não incluir o Brasil, sabemos que Doha é um ponto de conexão muito utilizado pelos Brasileiros com viagens para Ásia. Na minha última viagem para lá, eu retornei justamente de Bangkok (Tailândia) com destino a Doha com a Qatar Airways e fiquei alguns dias por lá. Se fosse agora, estaria impedido de entrar no país.

Se você tem viagens para o Catar se iniciando em qualquer um dos países acima, e que não seja apenas uma conexão, vale entrar em contato com a companhia responsável pelo seu voo para verificar as alternativas oferecidas após essa decisão.

Alguém será impactado com a medida anunciada pelo governo do Catar?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.