Governo dos EUA pretende encerrar parceria entre Delta e Aeromexico

Notícias

Por Jessika Dantas

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) sinalizou uma possível interrupção da aliança entre a Delta Air Lines e a Aeromexico, em resposta a medidas tomadas pelo governo mexicano. A decisão faz parte de um pacote de medidas anunciado por Sean P. Duffy, novo Secretário de Transportes do governo Trump, dentro da chamada estratégia “America First in Transportation”. Confira mais detalhes na matéria.


Possível encerramento da parceria entre Delta e Aeromexico

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) sinalizou uma possível interrupção da aliança entre a Delta Air Lines e a Aeromexico, em resposta a medidas tomadas pelo governo mexicano que, segundo os norte-americanos, violam os princípios de reciprocidade da aviação internacional.

Entre os principais pontos levantados pelo DOT está a decisão do México de restringir operações de carga no Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX) e as limitações impostas às companhias aéreas norte-americanas no novo Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA), sem consulta ou coordenação bilateral prévia. De acordo com o comunicado oficial, essas ações comprometeram diretamente a integridade da parceria antitruste entre Delta e Aeromexico, que depende de tratamento equilibrado entre os países para funcionar adequadamente.

Segundo o Secretário Duffy, o objetivo da iniciativa não é encerrar parcerias por completo, mas garantir que o governo dos EUA defenda os interesses das companhias norte-americanas sempre que houver desequilíbrio ou quebra de acordos por parte de países parceiros.


O que é a America First in Transportation?

É uma estratégia nacional voltada à proteção dos interesses das empresas e trabalhadores norte-americanos no setor de transporte, incluindo aviação, ferrovias, rodovias e infraestrutura logística. No caso da aviação internacional, a proposta visa reavaliar acordos bilaterais e parcerias em que os EUA entendam haver desequilíbrio regulatório ou tratamento injusto por parte de outros países.

Seus principais objetivos são:

  • Defender a reciprocidade nas relações bilaterais de aviação: se companhias estrangeiras têm vantagens nos EUA que não são oferecidas às norte-americanas em seus países, os acordos poderão ser revistos;
  • Fortalecer o setor aéreo e logístico dos EUA frente a decisões unilaterais de governos estrangeiros, como no caso do México;
  • Reavaliar joint ventures e alianças antitruste com base na conformidade dos países parceiros com os princípios acordados.

Comentário

A possível suspensão dessa joint venture teria impacto significativo para os passageiros que utilizam as rotas entre os EUA e o México, uma das maiores malhas aéreas internacionais das Américas. Caso a medida seja efetivada, as companhias ainda poderão operar voos entre os dois países, mas perderão os benefícios da cooperação operacional, como compartilhamento de receitas, coordenação de horários e integração de programas de fidelidade.

Para conferir o comunicado oficial norte-americano, clique aqui.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade! 

Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.