fbpx

Governo dos EUA propõe melhoria na acessibilidade dos banheiros de aviões

Notícias

Por Felipe Alimari

O governo Biden anunciou um plano para implementar regras que exigiriam que as companhias aéreas tornassem os banheiros mais acessíveis a todos os passageiros. A proposta apresentada pelo Departamento de Transportes dos EUA, exige que as companhias aéreas façam pelo menos um banheiro, em aeronaves novas de corredor único, grandes o suficiente para acomodar passageiros com deficiência. Em um comunicado, o departamento chamou essa regra de uma de suas “iniciativas de maior prioridade”, argumentando que promove a equidade e reduz a discriminação.

Banheiro Acessível-2

Atualmente, o código dos EUA exige que as cias aéreas americanas possuam ao menos um banheiro acessível em aviões com mais de um corredor. Essa regra se aplica a grandes aviões como por exemplo: Boeing 777, 787 ou um Airbus A380. Especificamente, as regras exigem um espaço de banheiro grande o suficiente para um passageiro com deficiência se aproximar, entrar e manobrar a cadeira de rodas dentro do banheiro, com acesso a todas as instalações.

As mesmas regras não existem para as aeronaves de corredor único que, como apontou o Departamento de Transportes dos EUA, é o modelo que operam “a grande maioria dos voos domésticos”.

O Departamento de Transportes dos EUA disse também que isso geralmente leva os passageiros com deficiência a optarem por se desidratar antes de um voo para evitar a necessidade de usar o banheiro. Sou prova viva disso hehe! “Não como muito e praticamente não bebo porque não consigo acessar o banheiro no avião”.

Essas mudanças têm sido tema de discussão há anos. Conforme o Departamento de Transportes dos EUA, as negociações iniciaram em 2016 com várias organizações, incluindo a National Disability Rights Network, Association of Flight Attendants, Airbus e diversas companhias aéreas.

Porém, a partir de agora, essa nova iniciativa deverá levar quase duas décadas até que as mudanças comecem a aparecer em novos aviões.


Comentário

Embora essa nova regra inicie nos Estados Unidos, tenho certeza que será a porta para o resto do mundo. Ela tornaria os banheiros dos aviões mais acessíveis para passageiros com deficiência e nos aproximaria do dia em que as viagens aéreas serão possíveis para todos.  Muita gente não imagina, mas diversas vezes, os passageiros com deficiência optam por não voar.

Vou fazer um vídeo mostrando na prática os desafios que os passageiros enfrentam ao navegar em aeroportos e aeronaves em cadeira de rodas e irei compartilhar aqui com vocês! 😊

Também proponho um desafio: O que as viagens acessíveis significam para você?

Responda aqui nos comentários!

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.