O ministro do Turismo da Grécia, Harry Theocharis, disse que vai reabrir as fronteiras do país em maio para turistas que já foram vacinados ou que apresentarem teste negativo para COVID-19.
Planos futuros
O turismo é uma das principais fonte de renda para a Grécia, o que levou o país a pedir para UE providenciar um certificado de vacinação para ajudar na retomada das viagens. O setor é responsável por cerca de um quinto da economia grega e emprega um em cada cinco trabalhadores, mas chegou a entrar em colapso no ano passado por causa da pandemia.
No discurso feito na feira ITB Berlin realizada no Museu da Acrópole de Atenas, Theocharis afirmou que a Grécia pretende iniciar a temporada de verão em meados de maio. O Ministro ainda afirmou que:
“A Grécia está pronta com um protocolo completo para o verão de 2021. Os turistas serão bem-vindos se antes da viagem forem vacinados, tiverem anticorpos ou apresentarem um teste negativo. Todos os turistas poderão ser submetidos a testes durante sua permanência em território grego.”
Para ele, autoridades deveriam priorizar a vacinação das pessoas que trabalham no setor de hospitalidade, uma vez que os mais vulneráveis já foram vacinados e há uma exigência para inúmeros testes frequentes em funcionários.
A Grécia impôs um bloqueio em várias partes do território para conter a propagação da pandemia depois que um aumento de novas infecções pressionou seu sistema de saúde. Apesar disso, os resultados obtidos no combate contra a COVID-19 acabaram sendo melhores do que em muitos países europeus.
Algum leitor pretende viajar para o país?