Greve na Argentina provoca cancelamento de voos

Notícias

Por Jonny Farias

Uma greve no setor de transportes na Argentina resultou no cancelamento de quase 300 voos nesta quarta-feira (30), incluindo dezenas de conexões com o Brasil. Além da aviação, a paralisação interrompeu os serviços de trens, metrôs, caminhões, motos, táxis e transporte marítimo. A greve foi convocada por sindicatos de diferentes setores de transporte de pessoas e cargas, em protesto contra as políticas de ajuste econômico do governo de Javier Milei, que incluem planos de privatização, cortes de subsídios e redução da estrutura estatal.

Greve Argentina voos


Greve na Argentina

A paralisação é uma resposta às medidas econômicas do governo de Javier Milei, que incluem o aumento das tarifas após a retirada de subsídios e o plano de privatização da Aerolíneas Argentinas. Com uma agenda ultraliberal, Milei busca reduzir a participação do Estado na economia por meio de privatizações e cortes na máquina pública.

Além do setor de transportes, sindicatos de professores, trabalhadores universitários e alfandegários aderiram ao movimento, enquanto movimentos sociais planejam distribuir refeições em apoio ao protesto. Uma greve de ônibus está prevista para a capital e Grande Buenos Aires na quinta-feira (31).


Situação do voos

Diversos voos programados para esta quarta-feira (30), incluindo rotas entre Brasil e Argentina, foram cancelados. Vários voos que chegariam ou partiriam do Aeroparque Jorge Newbery (AEP) foram transferidos para o Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE).

LATAM

A LATAM informou que cancelou dez voos entre a Argentina e o Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo, e aguarda autorização governamental para reagendar outros três.

A companhia está oferecendo alternativas para os passageiros afetados pela aba “Minhas Viagens” no seu site oficial, como mudanças de data ou voo sem custo (ida e volta) para uma nova data na mesma categoria de assento dentro de um ano a partir da compra, além de reembolsos sem custo para todos os bilhetes não utilizados e para aquisições de serviços adicionais. Abaixo você pode ver alguns dos voos cancelados pela companhia:

GOL

A GOL cancelou todos os voos de e para Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário devido à greve, com pelo menos 15 voos entre Brasil e Argentina afetados. Segundo a companhia, todos os passageiros terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, ou poderão solicitar reembolso integral, de acordo com a vontade de cada passageiro.

Passageiros com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão dos bilhetes nos canais digitais. Você pode conferir o status do voo com a GOL clicando aqui. Abaixo você pode ver alguns dos voos cancelados pela companhia:

Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas, que se encontra no centro dessa greve, cancelou 255 voos, dos quais pelo menos 12 envolvem o Brasil.

Segundo a companhia, a greve desta quarta-feira deverá causar mudanças nos horários dos voos, além de remarcações e cancelamentos. Por isso, a Aerolíneas Argentinas pede que os passageiros fiquem atentos ao e-mail cadastrado na reserva para receber notificações sobre possíveis alterações. As modificações podem ser realizadas pelo aplicativo ou pelo seu site oficial.

No caso de passagens adquiridas por meio de agências de viagens, as comunicações serão feitas diretamente pelas agências. A companhia, em comunicado oficial, afirma ter adotado todas as medidas possíveis para reduzir o impacto da greve, ajustando os horários de voos e criando operações especiais para realocar os passageiros afetados. Também assegura que está trabalhando com sua rede de alianças para oferecer alternativas àqueles que estão em trânsito.

Flybondi e JetSmart

A Flybondi e a JetSmart transferiram seus voos do Aeroparque (AEP) para Ezeiza (EZE), sem previsão de cancelamentos nas operações com o Brasil devido à greve. Ambas companhias recomendam que os passageiros verifique o status do seu voo em seus canais oficiais, clicando aqui para Flybondi, e aqui para JetSmart.


Comentário

Como vimos, a greve nacional no setor de transportes da Argentina causou o cancelamento de centenas de voos, incluindo conexões com o Brasil, afetando milhares de passageiros.

Se você tem viagens marcadas para a Argentina ou de lá, é fundamental ficar atento às comunicações das companhias aéreas, que estão enviando atualizações por e-mail e SMS sobre mudanças nos itinerários. Algumas companhias envolvidas estão permitindo remarcações sem custo adicional ou oferecendo reembolso integral. Assim, recomendamos verificar o status do voo nos aplicativos ou sites das companhias antes de sair de casa e, em caso de dúvidas, entrar em contato com as centrais de atendimento.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas direto no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026!
Airport Park
Airport Park Reserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.