O grupo International Airlines Group (IAG), controlador da British Airways, disse que pretende investir na companhia aérea portuguesa TAP e expandir o seu principal hub em Lisboa, caso vença a disputa pela aquisição de uma fatia na privatização parcial da empresa. A IAG é um dos três grandes grupos europeus interessados no negócio, ao lado da Lufthansa e da Air France-KLM.
Segundo a empresa, representantes do grupo já participaram de reuniões com o governo português ao longo do último ano para discutir a operação. “A IAG apoia o processo de privatização. Acreditamos que a TAP prosperaria dentro do modelo distintivo e comprovado da IAG — um modelo que prioriza o investimento em companhias aéreas e a expansão de hubs estratégicos”, declarou um porta-voz da empresa à agência Reuters.
Privatização da TAP
O governo de Portugal relançou, na semana passada, o processo de privatização da TAP, após sucessivos adiamentos. O plano prevê a venda de 44,9% do capital da companhia a uma empresa aérea capaz de trazer escala global e competitividade, além da oferta de outros 5% das ações aos funcionários da empresa.
A malha de conexões da TAP com o Brasil, países africanos de língua portuguesa e os Estados Unidos, a partir de Lisboa, é considerada o principal ativo da companhia. O governo português já manifestou que pretende manter e expandir essa rede a partir da capital.
Proximidade com Madri pode ser um problema
Analistas veem com cautela uma possível vitória da IAG, levantando preocupações sobre a proximidade entre o hub de Lisboa e a base da Iberia, companhia espanhola também controlada pela IAG, em Madri. Segundo esses críticos, a fusão poderia, no longo prazo, levar ao desvio de rotas de Lisboa para Madri, reduzindo a importância estratégica do hub português.
A IAG, no entanto, nega essa possibilidade e cita o caso da Aer Lingus como exemplo de sucesso. A companhia irlandesa, adquirida pela IAG em 2015, dobrou sua capacidade em voos de longa distância mesmo estando próxima ao hub da British Airways em Londres. Segundo o porta-voz, o desempenho da Aer Lingus oferece “um exemplo convincente do que pode ser alcançado” com a TAP dentro do grupo.
A disputa pela TAP promete ser acirrada, com grandes grupos do setor buscando ampliar presença na estratégica ligação entre Europa, América e África.